Mestrado e Doutorado em Promoção de Saúde


  • Selecione outro idioma

  • Áreas de Concentração:

    Promoção de Saúde

  • Público alvo:

    Advogados, biólogos, biomédicos, dentistas, educadores físicos, enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, médicos, médicos veterinários, nutricionistas, pedagogos, psicólogos, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais e profissionais de demais áreas afins..

Nível: Mestrado e Doutorado

Sobre o nosso curso


O Programa vem atender à necessidade em formação de pesquisadores defensores da saúde e da vida saudável, que vai além da ausência de doenças para a promoção da saúde das pessoas, utilizando uma abordagem crítica, ética e reflexiva, capaz de construir novos conhecimentos em benefício da sociedade.

O Programa de Pós-Graduação em Promoção de Saúde tem como objetivo formar recursos humanos, pesquisadores e docentes que integrem suas pesquisas às políticas, práticas e estratégias em Promoção da Saúde. Alinha-se à missão institucional da Unifran, ao contribuir efetivamente e de modo sustentável para a melhoria da qualidade de vida das pessoas e o progresso da sociedade.

Nossa missão é promover saúde e contribuir para a ciência, proporcionando uma alternativa de excelência acadêmica aos graduados interessados em ingressar em Programas de Pós-Graduação e desenvolver pesquisas nacionais e internacionais, mediante programas e políticas de intercâmbio.

O PPG em Promoção de Saúde disponibiliza a um público alvo multiprofissional o processo seletivo com 20 vagas anuais para o Mestrado e 06 vagas para o Doutorado.

Ler Mais
Mais informações

Secretaria de Pós-Graduação

  • Áreas de Concentração:

    Promoção de Saúde

  • Público alvo:

    Advogados, biólogos, biomédicos, dentistas, educadores físicos, enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, médicos, médicos veterinários, nutricionistas, pedagogos, psicólogos, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais e profissionais de demais áreas afins.

  • Coordenação

    Profa. Dra. Marisa Afonso Andrade Brunherotti

  • Vice-coordenação

    Profa. Dra. Marina Garcia Manochio-Pina

Coordenação do Curso

Sobre o Programa de Mestrado e Doutorado em Promoção de Saúde


O Programa de Pós-graduação em Promoção de Saúde da Universidade de Franca foi criado em 1999 e foi o primeiro do Brasil. Desde então, o grupo de docentes do Programa vem participando das discussões sobre formação em Promoção de Saúde no contexto brasileiro e internacional. O referencial teórico da Promoção da Saúde fundamentou e orientou, também a criação do primeiro curso da América Latina, em nível de Doutorado, em 2011.

 

Os estudos imersos nessa temática aspiram na diversidade de atores e cenários para ampliar intervenções significativas em termos de aquisições positivas em saúde, que incluam solidariedade, cidadania, equidade, empoderamento, importância da participação coletiva e da aquisição de habilidades individuais e coletivas neste processo.

 

Para alcançar as premissas em Promoção da Saúde, conta-se com a diversidade do corpo docente e discentes. Atualmente, o corpo docente permanente é composto por: biólogos, enfermeiro, educadores físicos, psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas, farmacêutica e assistente social. Também conta com o apoio de professores colaboradores. O Programa conta com duas linhas de pesquisa e seis projetos que postulam a melhoria e o alcance da boa saúde, que melhora a qualidade de vida, aumenta a capacidade para aprender, fortalece as famílias e comunidades e melhora a produtividade da força de trabalho.

 

As práticas em Promoção de Saúde são parte de processos políticos e de ação social, que precisam ser constantemente revistas, de maneira a atender às necessidades contemporâneas. O Programa se insere na área Interdisciplinar e obteve nota quatro (4) na última avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

 

Sobre o Programa de Mestrado e Doutorado em Promoção de Saúde

Publicações


Acesse as publicações do Programa de Pós-graduação em Promoção de Saúde da UNIFRAN na página das Bibliotecas ou clicando aqui.

Publicações

Impacto Social


Impacto Acadêmico e Social

Mesmo diante das dificuldades de mudanças imediatas nas realidades onde os estudos são realizados, os resultados têm oferecido subsídios para os desafios na área da Promoção da Saúde. Inclusive, tem contribuído com o desenvolvimento regional e nacional, visto que os pós-graduandos são de diferentes regiões do país (Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste). As pesquisas ocorrem em diferentes cenários, os participantes pertencem a grupos populacionais vulneráveis ou não. Segundo relato dos egressos, cerca de 60% dos sujeitos relataram perceber algum impacto das pesquisas no local onde foram realizadas. Estreitando a relação entre a academia e a comunidade local, regional e nacional, a inserção social permite que demandas possam ser avaliadas, com possibilidade de melhorar os serviços prestados e a qualidade de vida da população.
A Universidade de Franca, por meio do Programa de Pós-Graduação em Promoção de Saúde, integra a Rede Brasileira (Rebraups) desde o seu surgimento em 2018 e, também integra a Rede Iberoamericana de Universidades Promotoras de Saúde (RIUPS) desde 2008.
Baseado no conceito de Promoção da Saúde, atividades que envolvem o uso e aprendizado de técnicas artísticas têm sido utilizadas na Unifran para gerar o bem-estar no local de trabalho. Elas envolvem toda a comunidade acadêmica e permitem a compreensão das questões éticas sobre respeitar as necessidades pessoais do indivíduo, dos valores mútuos e questões que lidam com a responsabilidade social e no.
A Unifran tem se dedicado a experiências que levem a proposição de agendas locais, nacionais e internacionais para responder juntos aos desafios de uma Universidade Promotora de Saúde. O Programa vem contribuindo ativamente na construção desse campo político de ação, seja na formulação de subsídios para formulação de políticas, práticas e medidas de proteção social, como no estudo de determinantes sociais, ambientes, tecnologias e sustentabilidade em Promoção da Saúde.
Entre as experiências exitosas podemos destacar:
• Lançamento do livro “Agir local e pensar global em uma Universidade Promotora da Saúde” em 2019. Este livro nasceu com um ideal – o de demonstrar o conjunto de ações e práticas que a Universidade de Franca tem realizado dentro dos princípios que norteiam as universidades promotoras de saúde (UPS). A necessidade de dividir com o público esta experiência, muito mais do que simplesmente demonstrá-las, tem o interesse e o intuito de compartilhá-las e, assim, poder fortalecer vínculos e criar condições para que outras práticas, ações e experiências sejam replicadas, aperfeiçoadas, compartilhadas; criando, assim, condições para que estas se ampliem e alcancem outros saberes/fazeres. O percurso deste livro foi pensado ‘de fora para dentro’, ou seja, das práticas que são vivenciadas no campus e fora deste, para um arcabouço teórico que explique o movimento das Universidades Promotoras de Saúde e seus diferentes propósitos, conceitos e princípios.

• Projeto “Ações em promoção da Saúde na universidade”, o projeto REDE, é direcionado aos funcionários dos setores limpeza, manutenção e jardinagem da Universidade de Franca e desde 2017 vem proporcionando oficinas de pintura em tecido, arte em cerâmica, biscuit, informática, além de aulas de hidroginástica e natação, criando condições para que eles possam usufruir dos recursos de tecnologia disponíveis no próprio ambiente de trabalho, se sintam valorizados e com maior auto-estima pelo valorização do conhecimento. Projetos como este, valorizam a participação e envolvimento da comunidade acadêmica, consolidando assim, a inserção desta IES no cenário das universidades comprometidas com a função social, bem-estar e saúde de todos seus membros.

• UNIFEIRA: Feira de Hortifrútis Orgânicos no campus da universidade
Este projeto tem por objetivo fortalecer o vínculo entre a Universidade de Franca (UNIFRAN) e a comunidade francana, promovendo o acesso a alimentos de melhor qualidade, por meio da comercialização de alimentos orgânicos produzidos pelos produtores rurais de Franca e região. E ainda aproximar produtor e consumidor, promovendo o diálogo, bem como a troca de conhecimentos e saberes populares. Afim de contribuir com o bem-estar e segurança alimentar e nutricional de servidores, docentes e discentes da Instituição de Ensino Superior (IES) e a comunidade do entorno, por meio da comercialização de alimentos orgânicos. A feira acontece semanalmente dentro da Unifran.

PROJETOS

ACÃO

OBJETIVO

CURSO

DATA

Fazenda Vale do Céu (Delfinópolis-MG)

Criação de pastos apícolas para exploração de mel e própolis; treinamento da comunidade da região da Serra da Canastra para produção apícola certificada de mel e/ou própolis, propiciando uma nova fonte de renda, já que atualmente a principal fonte de renda é a exploração do gado para produção de leite (pequena lucratividade), aspectos ecológicos e de conscientização ambiental relacionados com as práticas apícolas.

PPG-C e PPG-CA

02/2019

Reunião com CRAS OESTE de Franca

Estabelecer contato para projeto de extensão denominado “Rompendo o silencio dos territórios”, junto as famílias referenciadas.

PPG-PS

Maio

Pesquisador aprendiz

Incentivar alunos da graduação quanto a pesquisa e iniciação científica

PPG-CA

Contínuo

Projeto pelos outros

Recreação de idosos e crianças com cães adestrados e arrecadação de produtos para doação

PPG-CA

Contínuo

Projeto PRÓ-CORUJAS

Realiza ações conjuntas ligadas as atividades de extensão e pesquisa sobre espécies e subespécies da ordem Strgiformes aplicadas a conservação e manejo dessas espécies brasileiras

PPG-CA

Contínuo

Convênio Pousada Vale do Céu

Parceria em prol do meio ambiente, fauna e flora

PPG-CA

Contínuo

Borboletário

Parceria em prol do meio ambiente, fauna e flora

PPG-CA

Contínuo

Estudo de avifauna

Parceria em prol do meio ambiente, fauna e flora

PPG-CA

Contínuo

Ensino, Saúde e bem estar na relação homem-animal

Mapeamento de áreas para captura do transmissor da leishmaniose.

PPG-C e PPG-CA

Contínuo

Curso de gestantes

Orientação cuidado materno e infantil em gestantes na VOSF

PPG-PS

Segundo semestre

Saúde e prevenção nas escolas (SPE) atividades realizadas duas vezes por semana com os alunos de segundo grau nas Escolas Estaduais: David Carneiro Ewbank, Sueli Machado, Evaristo Fabrício e Dr. Julio Cardoso

Promoção de saúde física e mental de adolescentes, prevenção de doenças e doação de órgãos e tecidos.

Curso Superior de Graduação em Enfermagem

Todo período letivo de 2019

Qualidade de vida do idoso.

Atividades de recreação com idosos institucionalizados nas Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPI): Lar São Vicente de Paula, Lar de Ofélia, Lar Eurípedes Barsanulfo, Lar São Camilo de Lellis.

Promoção da saúde física e mental do idoso

Curso Superior de Graduação em Enfermagem

Todo período letivo de 2019

Unifeira

Feira de produtos orgânicos da Unifran

PPG-PS

Quartas-feiras

Ano todo

Projeto REDE – ações de promoção da saúde com funcionários da Unifran

Promover capacitação, empoderamento e bem-estar no ambiente de trabalho por meio de oficinas de arte, informática, além da prática de exercícios físicos.

PPG-PS, nutrição, educação física, ciências da computação, arquitetura e artes visuais.

Contínuo

OUTROS

ACÃO

OBJETIVO

CURSO

DATA

Organização de ciclo de palestras sobre abuso sexual.

Discutir a violência sexual contra criança e adolescentes e redes de proteção social

PPG-PS

Maio

Organização da V Jornada do Serviço Social e do I Encontro de pesquisadores em serviço social

Comemorar o dia do Assistente social e apresentar pesquisas realizadas por alunos do serviço social

PPG-PS

Maio

Organização de curso sobre o Estatuto da criança e adolescente – 28 anos

Analisar os avanços e obstáculos na defesa e garantia de direitos da criança e adolescente no Brasil.

PPG-PS

Junho

Psicocine: exibição de filmes e análise psicológica da temática abordada

Promover o desenvolvimento do raciocínio psicológico a respeito de problemáticas humanas a partir de vídeos

Psicologia

Pelo menos 2 no semestre

Membro do GT “Igualdade de Gênero” e “Educação com Qualidade” do Projeto “Franca Sustentável”

Levantar as potencialidades e fragilidades do município a respeito da educação e sua interface com a temática gênero, para fomentar políticas publicas municipais que combatam o sexismo na escola, a violência, o preconceito e o machismo.

PPG-PS

Contínuo

Membro do Comitê Gestor Nacional da REBRAUPS – Rede Brasileira de Universidades Promotoras de Saúde. Representante da Região Sudeste.

Fazer um levantamento das ações que se desenvolvem no âmbito das UPS na região sudeste do país, com o objetivo de fomentar ações que possam ser pensadas para a Rede, e, futuramente conseguir que novas IES na região sudeste, sejam incorporadas à REBRAUPS.

PPG-PS

Contínuo

Impacto Social
Linha 1: Políticas e Práticas em Promoção da Saúde Linha 2: Ambientes, Tecnologias e Sustentabilidade em Promoção da Saúde
Estrutura curricular Disciplinas Projetos em andamento
Calendário Institucional
Veja o calendário completo
Regulamento

Confira o Regulamento dos Programas de Pós-graduação Stricto Sensu em Promoção de Saúde


Clique aqui
  • Coordenação do Curso:

    Profa. Dra. Marisa Afonso Andrade Brunherotti

    Secretaria de Pós-graduação
    Telefone: (16) 3711.8829
    E-mail: secretariaposgraduacao@unifran.edu.br
    Horário de atendimento: segunda a sexta-feira, das 08h às 11h45 e das 13h às 22h; aos sábados das 08h às 12h