A Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa, com o objetivo de criar mecanismos adicionais para estímulo à pesquisa discente e promover o fortalecimento das linhas de pesquisa da Universidade, oferece programas de Iniciação Científica.
De segunda a sexta-feira, das 8h às 18h
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica – PIBIC/CNPq
O objetivo do Programa é despertar a vocação científica de novos talentos mediante a participação de alunos de Graduação em atividades de Pesquisa, sempre sob orientação de docentes qualificados com titulação mínima de doutor. Esse programa contribui para a formação acadêmica e profissional do aluno. Os projetos são submetidos à aprovação perante Edital institucional aberto anualmente, à comunidade acadêmica da Universidade, dentro das normas da RN-017/2006 CNPq (ou Resolução vigente no momento de abertura do Edital). O número de bolsas ofertadas está vinculado à disposição orçamentária do CNPq, que informa a Universidade a quantidade de cotas disponibilizadas após envio de Relatório Institucional à agência governamental. O Programa é também avaliado, anualmente, por intermédio de um evento institucional no qual os trabalhos desenvolvidos pelos bolsistas são apresentados no idioma inglês e avaliados por assessores externos com reconhecida competência em Pesquisa.
Coordenador do Comitê Institucional das Bolsas PIBIC: Prof. Dr. Eduardo José Nassar – Currículo Lattes
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica – PIBIC – E.M./CNPq
O objetivo do Programa é fortalecer o processo de disseminação das informações e conhecimentos científicos e tecnológicos básicos, desenvolver atitudes, habilidades e valores necessários à educação científica e tecnológica dos estudantes do ensino médio. São bolsas submetidas à aprovação perante Edital Institucional aberto, anualmente, à comunidade acadêmica da Universidade, dentro das normas da RN-017/2006 CNPq (ou Resolução vigente no momento de abertura do Edital). O número de bolsas ofertadas está vinculado à disposição orçamentária do CNPq, que informa a Universidade o número de cotas disponibilizadas após envio de Relatório Institucional à agência governamental. O Programa é também avaliado, anualmente, por intermédio de um evento institucional no qual os trabalhos desenvolvidos pelos bolsistas são avaliados por assessores externos com reconhecida competência em Pesquisa.
Coordenador do Comitê Institucional das Bolsas PIBIC – E.M.: Prof. Dr. Daniel dos Santos – Currículo Lattes
Iniciação Científica Voluntária
O objetivo do Programa é reconhecer e certificar projetos de iniciação científica que não possuem financiamento do CNPq ou Institucional ou ainda de outra agência de fomento, na instituição. Todos os alunos nesta situação devem submeter seus projetos e documentação em acordo com editais, anualmente, abertos na instituição. O Programa é também, avaliado anualmente, por intermédio de um evento institucional no qual os trabalhos desenvolvidos pelos alunos são avaliados por assessores externos com reconhecida competência em Pesquisa.
PROCESSO SELETIVO 2023/2024 (ativo)
PROCESSO SELETIVO 2022/2023 (encerrado)
FORMULÁRIOS
NORMATIVAS
PROCESSO SELETIVO 2023/2024 (ativo)
PROCESSO SELETIVO 2022/2023 (encerrado)
FORMULÁRIOS
NORMATIVAS
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID
O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) é desenvolvido pelo Ministério de Educação por meio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
O programa visa o aperfeiçoamento e a valorização de professores da educação básica. Para isso, concede bolsas para discentes da primeira metade dos cursos de licenciatura participantes dos projetos desenvolvidos por Instituições de Ensino Superior em conjunto com escolas da rede pública de educação básica. Os projetos são desenvolvidos sob a supervisão de professores que atuam na escola de educação básica; assim, o programa proporciona ao aluno de licenciatura oportunidades únicas de conhecimento e integração com a prática e o ambiente escolar, bem como enriquece a formação dos professores supervisores.
De forma mais específica, são objetivos do PIBID:
• Incentivar a formação de docentes em nível superior para a educação básica;
Contribuir para a valorização do magistério;
• Elevar a qualidade da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura, promovendo a integração entre educação superior e educação básica;
• Inserir os licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública de educação, proporcionando-lhes oportunidades de criação e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem;
• Incentivar escolas públicas de educação básica, mobilizando seus professores como coformadores dos futuros docentes e tornando-as protagonistas nos processos de formação inicial para o magistério; e
• Contribuir para a articulação entre teoria e prática necessárias à formação dos docentes, elevando a qualidade das ações acadêmicas nos cursos de licenciatura.
Para saber mais, clique aqui.
Edital PIBID – Seleção de Estudantes Bolsistas 2023
Classificação – Seleção de Estudantes Bolsistas – Edital PIBID nº 01/2023
Edital PRP – Seleção de Estudantes Bolsistas 2023
Classificação – Seleção de Estudantes Bolsistas – Edital PRP nº 01/2023
Prof. Dr. Eduardo José Nassar
Prof. Dr. Daniel dos Santos
Prof. Dr. Sérgio Ricardo Ambrósio
Profa. Dra. Alessandra Marieli Vacari
Profa. Dra. Regina Helena Pires
Profa. Dra. Luciana Carmona Garcia
Para acessar o Teste Vocacional e descobrir a carreira certa para você, preencha os campos abaixo.
É bem rapidinho!
Para que possamos agendar a sua vista, preencha o formulário abaixo.