Missão

Promoção e desenvolvimento de todas as formas de conhecimento, por meio do ensino e da pesquisa e também na formação pelo ensino superior de pessoas capacitadas ao exercício da investigação e do magistério em todas as áreas do conhecimento, bem como à qualificação para as atividades profissionais e, finalmente, como o terceiro item do tripé acadêmico, a oferta à sociedade de serviços de extensão indissociáveis das atividades de ensino e de pesquisa.

Visão

Em sua fundamentação, o PPI expressa uma visão de mundo contemporâneo e do papel da educação superior em face da nova conjuntura globalizada e tecnológica, ao mesmo tempo em que explicita, de modo abrangente, sua contribuição social da Instituição nos âmbitos local, regional e nacional, por meio do Ensino, da Pesquisa e da Extensão como componentes essenciais à formação crítica do cidadão e do futuro profissional, na busca da articulação entre o real e o desejável.

Valores

Defendemos como valores essenciais: a integridade e a ética; o respeito ao ser humano e suas particularidades, o respeito à natureza e biodiversidade; a qualidade de ensino e a socialização da diversidade.

Nossa História


Desde o início, pensamos em um modelo de ensino superior voltado para o futuro, por isso procuramos sempre investir na modernização da infraestrutura, na atualização do acervo bibliográfico e na adoção das melhores e mais eficientes metodologias educacionais.

  • 1970

    Dois empreendedores da educação, Abib Salim Cury e Clovis Eduardo Pinto Ludovice, criam a Associação Cultural e Educacional de Franca (ACEF S/A), com a instalação da Faculdade de Desenho e Plástica. O objetivo é formar, especializar e aperfeiçoar recursos humanos para o magistério, um início que já antevê a instituição como epicentro regional de educação.

    Em 1970...

  • 1975

    São incorporadas duas instituições: a Faculdade Pestalozzi (com os cursos de Matemática, Física, Ciências Sociais, Pedagogia, Comunicação Visual, Desenho Industrial, Ciências-Licenciatura de 1º grau e os Cursos Técnicos de Grau Superior de curta duração, de Eletricidade, Construções, Processamento de Dados e Produção Industrial (habilitação em Tecnologia de Couro e Calçados) e a Faculdade de Filosofia do Ateneu Francano (com os cursos de Letras e Ciências Sociais). É quando o nome Unifran (União das Faculdades Francanas) passa a existir.

    Em 1975...

  • 1994

    Com cursos definidos e administração bem consolidada, a União das Faculdades Francanas passa a ser Universidade de Franca. Agora somos um polo educacional que oferece excelência em ensino superior, pesquisa, extensão e prestação de serviços à comunidade. Os alunos vêm de diversas localidades do país.

    1994

  • 1999

    A pós-graduação está bem atuante. O Programa de Promoção de Saúde abre o curso de Mestrado como parte das ações sociais que visam atender a variadas necessidades, interesses e tendências nacionais e internacionais.

    1999

  • 2003

    Um núcleo de pesquisadores na área de Química expande ao máximo os trabalhos nos laboratórios dedicados exclusivamente à pesquisa e consegue a aprovação do curso de Mestrado Acadêmico em Ciências (o doutorado virá em 2007). O programa atende principalmente profissionais das áreas de Química, Farmácia, Biomedicina e Biologia e vem obtendo frequentemente o conceito CAPES 5.

    2003

  • 2006

    Constatamos boa demanda por cursos de mestrado na área de Linguística, então é criado o Programa de Mestrado em Linguística.

    2006

  • 2007

    O Mestrado em Ciência Animal, pós-graduação com área de concentração e linha de pesquisa em Medicina Veterinária, inicia suas atividades.

    2007

  • 2011

    O Doutorado do Programa de Promoção de Saúde é criado em 2011, e é o primeiro curso neste nível da América Latina. O Programa obteve nota quatro (4) junto à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), em sua última avaliação.

    2011

  • 2012

    Chega o curso de Medicina, inaugurando instalações com equipamentos e laboratórios de ponta. O método de ensino-aprendizagem baseado em problemas (PBL) proporciona aos futuros médicos uma postura mais humanista e ética perante a profissão e os pacientes. São as vantagens de uma abordagem interdisciplinar e voltada à prática.

    2012

  • 2013

    Até que em julho a Unifran passa a fazer parte da Cruzeiro do Sul Educacional, incorporando-se ao quinto maior grupo de educação do Brasil. Estamos lado a lado com instituições de diversas partes do país que detêm os melhores indicadores acadêmicos oficiais.

    2013

  • 2018

    Dezenove cursos de graduação recebem estrelas do Guia do Estudante da Editora Abril. Bacharelado em Biomedicina e licenciatura em Ciências Biológicas se destacam, com 4 estrelas cada um. A pós-graduação em Linguística agora tem o seu doutorado, ampliando a proposta de reflexão sobre a língua portuguesa sob diferentes perspectivas teóricas.

    2018

  • Hoje

    Se em 1975 eram 400 alunos, hoje são mais de 16 mil, distribuídos entre os cursos de graduação, tecnológicos, semipresenciais e a distância, especializações, mestrado e doutorado, em todas as áreas do conhecimento humano. Em quase cinco décadas de história, já formamos mais de 43 mil profissionais.

    Hoje

Indicadores de Qualidade

O reconhecimento não vem do nada: vem da união entre compromisso e muito trabalho!


Convênios com instituições estrangeiras

Convênios com instituições estrangeiras

Programas de Mestrado e Doutorado recomendados pela CAPES

Programas de Mestrado e Doutorado recomendados pela CAPES

Incentivo à produção científica

Incentivo à produção científica

Instituição credenciada pelo MEC

Instituição credenciada pelo MEC

Infraestrutura de ponta

Infraestrutura de ponta

Corpo Diretivo

Conheça nossos profissionais comprometidos com a educação e a experiência em administração universitária.


  • Profa. Dra. Kátia Jorge Ciuffi
    Reitora

    Profa. Dra. Kátia Jorge Ciuffi

    Reitora

    Doutora em em Química pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1997), Mestre em em Química (Química Inorgânica) pela Universidade de São Paulo (1993) e graduada em Química pela Universidade de São Paulo (1990). É revisora das revistas: Journal of Physical Chemistry (0022-3654); Journal of Agricultural and Food Chemistry; Materials Research; Journal of Molecular Catalysis A; Materials Science & Engineering. A, Structural Materials: properties, micro, Journal of the Brazilian Chemical Society (0103-5053); Materials Chemistry and Physics; Journal of Colloid and Interface Science (0021-9797) e Catalysis Communications. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química Bio-Inorgânica, atuando principalmente nos seguintes temas: sol-gel, porfirinas, catalisadores heterogêneos, adsorventes para metais potencialmente tóxicos, corantes e contaminantes orgânico emergentes. Atualmente é Reitora e professora/pesquisadora da Universidade de Franca (UNIFRAN).

    Acessar Currículo Lattes
  • Prof. Dr. Élcio Rivelino Rodrigues
    Pró-reitor de Graduação

    Prof. Dr. Élcio Rivelino Rodrigues

    Pró-reitor de Graduação

    Doutor em Ciências Farmacêuticas, Mestre em Fármacos e Medicamentos e graduado Farmacêutico-bioquímico, todos pela Universidade de São Paulo - Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto. Tem experiência de magistério superior nos cursos de Farmácia, Biomedicina e Estética e Cosmética, com ênfase nas disciplinas de Bioquímica, Bioquímica-clínica e Toxicologia. Também exerceu por dez anos as funções de docência e coordenação em ensino fundamental, médio e profissionalizante (Ensino Presencial e Ensino à Distância). Além da experiência no magistério superior, desde 2006 pertence ao Basis/INEP/MEC, tendo participado de avaliações de autorização e reconhecimento de cursos de Farmácia e de Tecnologia em Estética e Cosmética. Desde 2013 elabora questões para o BNI. É autor de diversos trabalhos científicos, apresentados e publicados no Brasil e no exterior. Atualmente é Pró-Reitor de Graduação, professor dos cursos de Farmácia da Universidade de Franca, instituição onde integrou-se como docente desde agosto de 2000.

    Acessar Currículo Lattes
  • Prof. Dr. Carlos Fernando de Araujo Jr
    Pró-reitor de Educação a Distância

    Prof. Dr. Carlos Fernando de Araujo Jr

    Pró-reitor de Educação a Distância

    Professor pesquisador do Programa de Mestrado e Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática. Graduado e mestre em Física e doutor em Física Teórica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP. Nos últimos anos atuou, além das atividades de pesquisa no programa de Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática, como coordenador de curso, assessor de reitoria, diretor na área de tecnologia e computação. Atualmente é professor titular da Universidade Cruzeiro do Sul. Tem experiência na área de Tecnologia da Informação, com ênfase em Tecnologias de Informação e Comunicação Aplicadas à Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: tecnologias aplicadas à educação, ambientes virtuais de aprendizagem, educação a distância, ensino de ciências e matemática e ensino de computação.

    Acessar Currículo Lattes

Ensino

Nem todo aluno, quando chega à Universidade, sabe de imediato o que esperar do seu futuro, mas nós sabemos o que oferecer para que ele se destaque no mercado de trabalho.

Um ambiente gostoso, agradável, convidativo, que inspira ao estudo e à evolução acadêmica. Salas climatizadas, laboratórios superequipados, espaços de conforto e confraternização, uma biblioteca excepcional onde não faltam os títulos mais atualizados, serviços diversos de apoio à saúde, uma agência bancária dentro do campus, essa é a infraestrutura que dá suporte físico ao novo momento de vida do estudante.

Nossos cursos de Graduação, Pós-graduação e Extensão, presenciais e a distância, além da prestação de serviços à comunidade, contemplam todas as áreas do conhecimento, organizadas nas Ciências Administrativas e Jurídicas, Ciências Biológicas e da Saúde, Ciências Exatas e Tecnológicas, Ciências Humanas e Artes.
Do corpo docente, formado por especialistas, mestres e doutores, o aluno pode esperar muita experiência acadêmica, extremo profissionalismo e a marca pessoal do amor pelo conhecimento.

Por essas e outras, quando passamos a integrar a Cruzeiro do Sul Educacional, em 2013, já sabíamos estar no caminho certo, e queremos que todos os nossos alunos vivenciem essa confiança, em si mesmos e no futuro.

Saiba mais
texto-imagem-principal

Pesquisa

A Pesquisa, ao lado de Ensino e Extensão, forma o tripé que sustenta o ensino superior. É o setor que materializa novos conhecimentos, oxigena as práticas científicas, responde às demandas da sociedade por tecnologia e inovação. Somos fortes nesse quesito. Investimos permanentemente em programas de incentivo.

A Iniciação Científica, por exemplo, é voltada a estudantes da graduação, programa em que eles dão os primeiros passos no pensamento teórico-metodológico e crítico-analítico que caracteriza todo pesquisador. A Iniciação à Docência trabalha com o pessoal das licenciaturas, com o intuito de desenvolver e aperfeiçoar práticas em Educação Básica.

Há também os grupos de estudos, que atuam no aprofundamento de diversas linhas de pesquisa. Afinal, o objetivo é fomentar a melhoria da qualidade da pesquisa.

Saiba mais
texto-imagem-principal

Extensão

A Extensão, tomada em seu sentido amplo, é o terceiro pilar que, junto com Ensino e Pesquisa, formam as bases do Ensino Superior. Vista no seu sentido estrito, podemos entendê-la como o braço da universidade na comunidade, aquele setor acadêmico que promove cursos de curta duração, jornadas de profissões, palestras e semanas de cursos.

Assim também ocorre quando a Universidade se propõe a oferecer serviços de extrema importância à população, realizando a integração entre teoria e prática. É o caso das diversas clínicas, laboratórios e núcleos que em ações afirmativas levam serviços de excelente qualidade à população local.

Enfim, quanto mais e sociedade se desenvolve, mais evolui a Universidade, pois são atores em um processo dinâmico de estímulos e respostas às demandas em serviços e conhecimentos.

Conheça os serviços!
texto-imagem-principal

Internacionalização

A UNIFRAN sem fronteiras!


Tão importante quanto estudar o que se gosta é poder agregar ainda mais valor ao curso que definirá sua profissão. E uma experiência internacional até que cairia bem ao seu currículo, não é mesmo? O Escritório de Internacionalização e Redes de Cooperação – EIRC foi criado exatamente para isso: ser o articulador nas demandas relativas à Internacionalização da UNIFRAN.

Isso significa que os professores responsáveis por esse setor estarão voltados a propor atividades relacionadas a programas de mobilidade acadêmica, ou seja, intercâmbios, e tudo que orbite o assunto, seja orientando alunos interessados em estudar no exterior, recebendo alunos de outros países que irão estudar na instituição, estabelecendo novas parcerias com universidades estrangeiras, entre outras iniciativas. Para conseguir uma bolsa de estudos no exterior, é preciso consultar o edital que regulamenta o processo seletivo.

Saiba mais!
texto-imagem-principal

Comitês de Ética em Pesquisa

Contribuindo para o desenvolvimento da pesquisa científica na UNIFRAN


A Cruzeiro do Sul Educacional

Quando a UNIFRAN passa a integrar o Grupo Cruzeiro do Sul Educacional, em 2013, passa também a fazer parte de sua história empreendedora.

Em seus mais de 50 anos de atividades, a organização, cuja sede encontra-se em São Paulo, capital, vem investindo pesado na expansão e fortalecimento da sua marca, agregando instituições com presença regional forte e estratégica em várias localidades do país. Assim, atua em todos os níveis de ensino, da Educação Infantil à Pós-graduação, com cursos presenciais, semipresenciais e a distância. Só nessa modalidade, são mais de 900 Polos EAD em todo o território nacional.

A cada nova aquisição, uma premissa básica é rigorosamente cumprida: preservar a identidade das instituições sem abrir mão dos princípios éticos e ideais de educação que norteiam as ações da Cruzeiro do Sul Educacional. É um profundo conhecimento de mercado que torna o grupo um dos mais representativos e eficientes no setor e gerador dos melhores indicadores acadêmicos.

Acesse o site
texto-imagem-principal

WhatsApp

Precisa de ajuda? Clique aqui e fale com a gente!