Grupos e/ou temas de estudo:


NEP-PS – Núcleo de Estudo e pesquisa em Promoção da Saúde
Líder do Grupo: Profa. Dra. Glória Lúcia Alves Figueiredo
O núcleo vem apresentando sintonia com os movimentos, no plano nacional e internacional na concepção do conceito de Promoção da Saúde. É um conceito abrangente em termos de proposta, articulações, cooperação intrassetorial e intersetorial, que visam diminuir iniquidade em diferentes contextos e atores. A busca pela qualidade, práticas e políticas saudáveis tem sido o foco dos nossos pesquisadores, de diferentes áreas do conhecimento que estabelecem patamares com objetivos que atendam às reais necessidades de saúde das pessoas e coletividade. Temos como objetivo apoiar projetos e pesquisas em Promoção da Saúde, que integrem práticas e políticas saudáveis relacionadas aos ambientes, pessoas e serviços de saúde, voltados à melhoria das condições de vida da população. E, integrar pesquisas da pós-graduação, atividades de extensão e graduação, bem como construir e socializar conhecimentos, utilizando abordagem interdisciplinar.

 

Grupo de Pesquisa em Promoção de Saúde
Líder do Grupo: Profa. Dra. Glória Lúcia Alves Figueiredo
O principal objetivo deste grupo é criar um espaço para discussão e produção do conhecimento no campo da promoção de saúde, além de fomentar a formação do pensamento crítico e reflexivo a partir de um enfoque multidisciplinar nesse campo. O grupo está formado por diferentes profissionais e pesquisadores de diferentes áreas do saber contribuindo para a integração de saberes e práticas necessários para a construção do novo paradigma em saúde e a superação dos modelos biomédicos tradicionais. As ações em Promoção de Saúde são parte de processos políticos e de ação social, que precisam ser constantemente revistas, de maneira a atender às necessidades, interesses, tendências nacionais e internacionais, e expectativas entre os diversos atores sociais.

 

Apoio Social e a Promoção da Saúde
Líder do Grupo: Profa. Dra. Glória Lúcia Alves Figueiredo
O Grupo tem se dedicado a pesquisar aspectos da produção de saúde relacionados ao apoio e rede social de famílias específicas. Tem como objetivo principal a identificação de elementos que deem visibilidade e fundamentação para a constituição e implementação de ações e políticas em Promoção da Saúde. Ainda tem se voltado à formação de recursos humanos e pesquisadores no campo da saúde coletiva e ao fortalecimento da atenção primária à saúde nos diferentes locais do país. Neste sentido, estão inseridas quatro pesquisas desenvolvidas em ambientes reais que envolvem famílias de portadores de necessidades especiais; famílias de vítimas de violência; família de crianças em creches; e famílias de prematuros em seguimento na APS. A opção metodológica articula abordagens quantitativas e qualitativas. Os temas tratados estão em consonância com a linha de pesquisa Subsídios para implementação de ações, políticas e avaliação de estratégias em promoção de saúde.

 

NECAPS – Núcleo de estudos do comportamento alimentar e promoção da saúde
Líder do Grupo: Profa. Dra. Marina Garcia Manochio-Pina
O NECAPS é constituído por pesquisadores e pós-graduandos do curso de Mestrado e Doutorado em Promoção de Saúde e do curso de graduação em Nutrição da Universidade de Franca e pesquisadores convidados e está envolvido em pesquisas nas áreas de comportamento alimentar, imagem corporal, nutrição esportiva, obesidade e transtornos alimentares.

 

NUPIGEN – Núcleo de pesquisa interdisciplinar em gênero
Líder do Grupo: Profa. Dra. Cléria Maria Lobo Bittar
As questões relacionadas ao gênero têm tido visibilidade no cenário nacional e internacional, sobretudo em sua relação com questões da violência doméstica, saúde, inclusão e direitos sociais. Gênero e sua relação com raça, envelhecimento e sexualidade também tem importantes reflexões a serem consideradas para práticas investigativas e interventivas junto à população. O grupo tem refletido sobre estes e outros temas relacionados ao gênero e seu impacto na atenção e cuidados com a saúde.

 

Violência Escolar e Promoção da Saúde na Escola
Líder do Grupo: Prof. Dr. Jorge Luiz da Silva
O grupo Violência Escolar e Promoção da Saúde na Escola (VEPSE) está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Promoção de Saúde (Mestrado e Doutorado) da Universidade de Franca (UNIFRAN). Desenvolve atividades de pesquisa, ensino e extensão relacionadas às temáticas de violência escolar e promoção da saúde na escola, com ênfase em: violência institucional, bullying, preconceito, homofobia, delinquência juvenil, redes de apoio, formação de professores e intervenções junto às instituições escolares, que subsidiem o cuidado em saúde, desenvolvimento psicossocial e a qualidade de vida dos estudantes. O VEPSE possui produção técnico-científica em colaboração com pesquisadores de universidades do Brasil e do exterior, bem como com profissionais de diferentes serviços que atendem crianças e adolescentes.

 

Epidemiologia, Ambiente e Promoção de Saúde
Líder do Grupo: Prof. Dr. Salvador Boccaletti Ramos
O grupo de pesquisa em Epidemiologia, Ambiente e Promoção de Saúde busca descrever e verificar associações entre fatores ambientais e indicadores de saúde e qualidade de vida. A compreensão destas associações pode gerar meios de facilitar a melhora dos indicadores de saúde e qualidade de vida. Espera-se com esses resultados trazer informações úteis para pesquisadores, gestores, comunidade e demais interessados.

 

Grupo de Educação e Pesquisa em Promoção da Saúde, Comunidade e Desenvolvimento Humano
Líder do Grupo: Profa. Dra. Lílian Cristina Gomes do Nascimento
Compreender as etapas de identificação, análise e avaliação da efetividade de ações voltadas para a promoção da saúde, bem-estar e qualidade de vida de diversas populações, articulando fatores que poderão fornecer subsídios para a atuação na comunidade a favor do desenvolvimento humano.

 

ProLeva – Promoção de saúde para pessoas com deficiências e estilo de vida ativo
Líder do Grupo: Maria Georgina Marques Tonello
ProLEVA Laboratório de pesquisadores e alunos do curso de Promoção de Saúde da Universidade de Franca. O grupo estuda temas relacionados a Promoção de Saúde, Atividade Física, Lazer, Nutrição e Reabilitação em diversas populações.

 

 

Saúde Materno-Infantil

Líder do Grupo: Profa. Dra. Marisa Afonso de Andrade Brunherotti
Envolve estudos descritivos e analíticos de grupos vulneráveis de recém-nascidos e maternos, a qual possibilita planejamento e práticas preventivas e de promoção da saúde. Saúde da criança no contexto individual, familiar e social no cenário educacional. Os projetos vinculam aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) 3 e 4.

 

Populações vulneráveis e Promoção de Saúde
Líder do Grupo: Profa. Dra. Regina Célia de Souza Beretta
Levantamento dos indicadores de violação de direitos de populações vulneráveis Elaboração de estratégias de enfrentamento da violação de direitos sociais.

 

Saúde Pública
Líder do Grupo: Regina Helena Pires
Os trabalhos do grupo envolvem ações de promoção de saúde, prevenção de doenças, de fatores de risco e de possibilidade de tratamento de doentes, buscando novas alternativas farmacológicas na biodiversidade brasileira ou sugerindo novas orientações no manejo de doenças já estabelecidas.

 

GEFESE – Grupo de estudos em fisiologia do exercício aplicada à saúde e ao esporte
Líder do Grupo: Prof. Dr. Daniel dos Santos

 

Núcleo de Estudos para Promoção de Saúde em grupos com Doenças Crônicas
Líder do Grupo: Profa. Dra. Fabíola Pansani Maniglia

Grupos e/ou temas de estudo:
WhatsApp

Precisa de ajuda? Clique aqui e fale com a gente!