Internacionalização


Internacionalização


O Programa de Pós-graduação em Promoção de Saúde mantém parcerias de intercâmbios com instituições do Brasil e do exterior.

Confira as Instituições:

Albert Einstein College of Medicine Estados Unidos
Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa
Universidade do Minho
Portugal
The University of Alabama Estados Unidos
Universidad de Havana Cuba
Universidad Nacional de la Amazonia Peruana Peru
Universidad Politécnica de Madrid Espanha
Universidade de Alicante Espanha

Doutorado construído em regime Cotutela
Título: Percepção da maternidade e paternidade de estudantes universitários em dois contextos: Brasil e Espanha.
Instituição: Doutorado construído em regime Cotutela pelo Programa Mestrado e Doutorado de Promoção de Saúde da Universidade de Franca e o Departamento Enfermaria Comunitária, Medicina Preventiva e Saúde Pública da Universidade de Alicante, Espanha.
Brasil orientadora Profa. Dra. Marisa Afonso Andrade Brunherotti
Alicante orientador Prof. Dr. Jose Ramon Martinez Riera

Data da defesa: dia 08 de maio de 2020.
Banca:
Profa. Dra. Maria Georgina Marques Tonello – Unifran
Profa. Dra. Maysa Venturoso Gongora Buckeridge Serra – Unifran
Profa. Dra. Helena Maria Scherlowski Leal David –UERJ
Prof. Dr. Vicente Gea Caballero – Universidad de Valencia

Doutoranda de Maria da Glória Aragão Martins Ferreira
A aluna Maria da Gloria A. Martins-Ferreira, do programa de pós-graduação Stricto Sensu Doutorado em Promoção de Saúde da Unifran em regime de cotutela de tese em parceria internacional com a Universidade de Alicante na Espanha que teve como orientadora a Prof. Dra Marisa A. A. Brunherotti e o Prof. Dr. José Ramón Martinez-Rierira, defendeu no dia 08 de maio a tese intitulada – Percepção da maternidade e paternidade de estudantes universitários em dois contextos: Brasil e Espanha. Uma importante pesquisa, pois segundo a definição utilizada pela Rede Ibero-Americana de Universidades Promotoras de Saúde (RIUPS) há um compromisso das universidades para desenvolver uma cultura de Promoção de Saúde dentro das Instituições com alcance para o ambiente externo. Com este trabalho, os pesquisadores esperam impulsionar algumas ações, como por exemplo, o desenvolvimento de regulamentos e políticas institucionais para propiciar ambientes favoráveis no que tange a uma maternidade/paternidade saudável e sustentável, também, o desenvolvimento de ações de formação acadêmica em Promoção da Saúde e educação para a saúde com capacitações à comunidade universitária com ênfase na maternidade e paternidade e, não só no ambiente universitário, mas com alcance a toda comunidade.

.

Doutorado construído em regime Cotutela

Instituição: Doutorado construído em regime Cotutela pelo Programa Mestrado e Doutorado de Promoção de Saúde da Universidade de Franca e Vrije Universiteit Brussels, na Bélgica

Doutoranda: Carolina Milhim Barcellos

Orientadora no Brasil: Profa. Dra. Lilian Cristina Gomes do Nascimento

Orientador na Bélgica:  Prof. Dr. Jo Nijs

Data: Em andamento

A doutoranda Carolina Milhim Barcellos, bolsista Capes do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (2022-2023), regulamente matriculada no programa de pós-graduação Stricto Sensu Doutorado em Promoção de Saúde da Unifran em regime de cotutela de tese em parceria internacional com a Vrije Universiteit Brussels, na Bélgica, tem como orientadores a Prof. Dra Lilian Cristina Gomes do Nascimento e o Prof. Dr. Jo Nijs, e tem como título provisório da tese – Relação entre dor e estilo de vida de distintas populações. Esta pesquisa promete contribuir substancialmente para a promoção da saúde, proporcionando insights valiosos e embasamento sólido para intervenções futuras. Os resultados obtidos permitirão adaptar práticas de saúde de acordo com as particularidades de diferentes grupos populacionais, pois compreender aspectos relacionados entre dor e estilo de vida é um passo crucial para o desenvolvimento de estratégias de prevenção e manejo mais eficazes. Os achados desta pesquisa podem iniciar o fomento para políticas públicas embasadas em evidências, visando melhorar a qualidade de vida e reduzir a prevalência de condições dolorosas. A colaboração internacional entre instituições fortalece o intercâmbio de conhecimentos, enriquecendo a abordagem da promoção de saúde.

Internacionalização