Impacto Acadêmico e Social

• Selecione outro idioma

O desenvolvimento de projetos de pesquisa com caráter multi e interdisciplinar e a interação com diversos setores produtivos da sociedade são características do Programa de Pós-graduação (PPG) em Ciência Animal. É possível evidenciar ações desenvolvidas pelo corpo docente em três áreas distintas da sociedade: Projetos com impacto cultural e difusão de conhecimento junto ao ensino básico; Projetos com impacto social para a comunidade e; Projetos com impacto econômico para setor industrial e empresarial.

+ O PPG juntamente com o Comitê de Integração com o Ensino Básico (CIEB) promove ações como: a Escola de verão da UNIFRAN; Encontro do Comitê de Integração com o Ensino Básico; Orientações de Iniciação Científica (IC) no Ensino Médio; além de promover palestras, material e ações educativas.

+ Junto ao Comitê de Integração Social (CIS) promove projetos de apoio a comunidade de caráter solidário e voluntário visando a conscientização de posse-responsável; arrecadação e doação de mantimentos para lar de idosos, arrecadação e doação de roupas, calçados, brinquedos e doces para crianças carentes. Como também são oferecidas campanhas de cuidados a saúde animal.

+ O PPG promove consultorias a empresas no setor de saúde animal, ecoturismo e pequenos produtores rurais compartilhando conhecimentos inovadores para o uso de tecnologias sustentáveis; promove o Ciclo de palestras em Ciência Animal a fim de aprimorar o conhecimento de profissionais da região.

O PPG em Ciência Animal desenvolve atividades com atuação direta em sete dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU): ODS 2: fome zero e agricultura sustentável; ODS 3: saúde e bem estar; ODS 6: água potável e saneamento; ODS 9: indústria, inovação e infraestrutura; ODS 11: cidades e comunidades sustentáveis; ODS: 15: vida terrestre e; ODS: 17: parcerias e meios de implementação.

• Interação com o setor produtivo

O PPG em Ciência Animal tem atuado no segmento industrial e empresarial desenvolvendo assessoramento, por meio da elaboração de relatórios intelectuais de alto impacto e caráter inovador com as empresas.

Ainda no setor econômico o PPG em Ciência Animal é também frequentemente acionado para assessoramento, discussões técnicas e auxílios por várias clínicas veterinárias de Franca e região.

No segmento ambiental são desenvolvidos pesquisa na serra da canastra, para o reconhecimento de áreas prioritárias para investimentos em ecoturismo bem como para conservação ambiental.

• Ações COVID-19

O PPG desenvolveu e divulgou materiais instrutivos para a sociedade sobre o bem-estar animal e humano. Ações como: Podcast na rádio UNIFRAN Autofalante sobre Bem-estar em tempos de Covid-19 e a produção de vídeos didáticos e instrucionais sobre saúde mental em tempos de Covid-19; Bem-estar animal em tempos de Covid-19; Bem-estar em tempos de Covid-19 e; Bem-estar na educação em tempos de Covid-19. Cartilhas sobre o Bem-estar animal e humano em tempos de Covid-19, distribuídas gratuitamente nas escolas de Franca.

Também foram realizados treinamentos e eventos para a comunidade: Treinamento em Medidas de Precauções Padrão e Adicionais na Prática Médica – Pandemia Covid-19 e; Conhecendo o nosso sistema imunológico em tempos de pandemia.