Impacto acadêmico e social


  • Selecione outro idioma


Embora o PG Ciências seja relativamente “jovem”, o Programa continua ampliando cada vez mais seus aspectos de internacionalização, as suas ações sociais, incluindo o envolvimento com o ensino básico e fundamental e as parcerias com empresas e setores produtivos do Brasil e do exterior, assumindo assim, um importante protagonismo regional. Relativamente à produção técnica-científica, destaca-se a publicação de artigos em revistas com seletiva política editorial, de livros/capítulos de livros, o depósito, a concessão e o licenciamento de patentes no Brasil e no exterior, a transferência de tecnologia de produtos, a formação de recursos humanos qualificados (mestres e doutores) bem como trabalhos de assessoria científica junto às Empresas parceiras do PPG Ciências.

 

Interação com o setor produtivo

O relacionamento de discentes e docentes do PG Ciências com empresas e indústrias ganhou grande impulso nos últimos anos e tem obtido êxito na captação de recursos financeiros, na realização de projetos e na interação e integração com os setores empresariais, desenvolvendo produtos e realizando “transferência de tecnologia”.

Foram realizadas parcerias com grandes empresas, diversas patentes foram depositadas, concedidas e licenciadas (no Brasil e no exterior) e produtos foram desenvolvidos e ainda hoje estão sendo comercializados. Além disso, projetos PIPE (Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas- FAPESP), PITI (Parceria para Inovação Tecnológica- FAPESP) e RHAE (Recursos Humanos em Áreas Estratégicas – Pesquisador na Empresa – CNPq) foram financiados por Agências de Fomento. Adicionalmente, um número relevante de bolsas de pesquisa advindas da indústria financiaram alunos de Iniciação Científica, Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado.

O PG Ciências tem parceria com o SEBRAE-SP para o desenvolvimento da Cultura Empreendedora no ambiente acadêmico. O PG Ciências e a UNIFRAN, através de ações do NIT (Núcleo de Inovação Tecnológica presidido por docente do PG Ciências), atendem às demandas regionais de empresas/indústrias, visando o desenvolvimento sócio-econômico, científico e tecnológico da cidade de Franca e região.

 

Inserção Social e Ensino Básico

Os docentes e pós-graduandos do Programa de Pós-graduação em Ciências participam efetivamente do projeto “Cientizando”, o qual  contribui para a elaboração de ações que visam melhorar a formação de alunos e professores da rede pública da cidade de Franca. Temas centrais como “Intervenções humanas e desiquilíbrios ambientais” e “Geração de Energia” são usados como motivadores e, juntamente com as “Feiras de Ciências”, propiciam um ambiente de enriquecimento científico e estimulam estratégias pedagógicas úteis no processo de ensino-aprendizagem.

As ações de interação com a sociedade promovidas pelo PG Ciências são coordenadas por decentes que integram o Comitê de Inserção Social da Universidade (CIS), a qual é responsável por realizar reuniões mensais com representantes dos programas de pós-gradução da UNIFRAN, objetivando promover o planejamento de atividades extensionistas que ocorrem ao longo de cada ano. As ações sociais desenvolvidas pelo PG Ciências voltadas para a comunidade de Franca e região concentraram-se na realização de projetos com caráter social, tais como os Projetos “Plantas Medicinais” e “Fórum Franca Sustentável”.

 

Interação com o setor agrícola

O PG Ciências tem realizado pesquisas relacionadas com o setor agrícola. Esses estudos são desenvolvidos em parceria com associações, cooperativas, empresas e produtores com o objetivo de promover o manejo ecológico de pragas e o desenvolvimento de novas tecnologias. As práticas agrícolas sustentáveis resultantes dessas parcerias são amplamente divulgadas entre produtores rurais dedicados à agricultura familiar, produtores orgânicos e grandes agricultores da região de Franca. Além de publicações científicas, outras iniciativas como a organização de eventos e treinamentos voltados à disseminação de conhecimento para agricultores e interessados são desenvolvidos no programa.