Impacto acadêmico e social


  • Selecione outro idioma


Embora o PG Ciências seja relativamente “jovem”, o Programa continua ampliando cada vez mais seus aspectos de internacionalização, as suas ações sociais, incluindo o envolvimento com o ensino básico e fundamental e as parcerias com empresas e setores produtivos do Brasil e do exterior, assumindo assim, um importante protagonismo regional. Relativamente à produção técnica-científica, destaca-se a publicação de artigos em revistas com seletiva política editorial, de livros/capítulos de livros, o depósito, a concessão e o licenciamento de patentes no Brasil e no exterior, a transferência de tecnologia de produtos, a formação de recursos humanos qualificados (mestres e doutores) bem como trabalhos de assessoria científica junto às Empresas parceiras do PPG Ciências.

 

Interação com o setor produtivo

O relacionamento de discentes e docentes do PG Ciências com empresas e indústrias ganhou grande impulso nos últimos anos e tem obtido êxito na captação de recursos financeiros, na realização de projetos e na interação e integração com os setores empresariais, desenvolvendo produtos e realizando “transferência de tecnologia”.

Foram realizadas parcerias com grandes empresas, diversas patentes foram depositadas, concedidas e licenciadas (no Brasil e no exterior) e produtos foram desenvolvidos e ainda hoje estão sendo comercializados. Além disso, projetos PIPE (Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas- FAPESP) e PITI (Parceria para Inovação Tecnológica- FAPESP) foram financiados pela FAPESP, e um número relevante de bolsas de pesquisa advindas da indústria financiaram alunos de Iniciação Científica, Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado.

O PG Ciências tem parceria com o SEBRAE-SP para o desenvolvimento da Cultura Empreendedora no ambiente acadêmico. Ações de solidariedade e cooperação com Associações também integram as atividades do PG Ciências em âmbito nacional. Nesse escopo, o Laboratório de Genética e Biologia Molecular da UNIFRAN participou de um projeto de pesquisa aprovado pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Sistema CEP/CONEP), diretamente ligada ao Conselho Nacional de Saúde, órgão do Governo Federal.

 

Inserção Social

Os docentes e pós-graduandos do Programa de Pós-graduação em Ciências participam efetivamente de projetos que contribuem para a elaboração de ações que visam melhorar a formação de alunos e professores da rede pública da cidade de Franca. Temas centrais como “Intervenções humanas e desiquilíbrios ambientais” e “Geração de Energia” são usados como motivadores e, juntamente com as “Feiras de Ciências”, propiciam um ambiente de enriquecimento científico e estimulam estratégias pedagógicas úteis no processo de ensino-aprendizagem.

A criação do “Projeto Cientizando” e a participação no “Projeto Franca Sustentável”, embasado nas iniciativas da Organização das Nações Unidas (ONU), são exemplos de ações de inserção social realizadas pelo Programa, as quais são complementadas por inúmeras outras atividades envolvendo os mais diversos públicos e setores da sociedade.