• Selecione outro idioma

Impacto acadêmico e social


O PG Ciências é recente, mas já ampliou seus aspectos de internacionalização, as suas ações sociais, incluindo o envolvimento com o ensino básico e fundamental e as parcerias com empresas e setores produtivos do Brasil e do exterior, assumindo assim, um importante protagonismo regional.
 
 
Internacionalização
 
A ampliação da visibilidade internacional do Programa de Pós-Graduação em Ciências (PG Ciências) é uma das estratégias mais importantes para promover o crescimento e a evolução qualitativa do Programa. Diversas ações têm sido implementadas para ampliação das colaborações IES internacionais, tais como:
 
• Formalização das colaborações com a inserção de pesquisadores estrangeiros em projetos de pesquisas que são enviados para as Agências de Fomento à Pesquisa;
• Missões de trabalho de docentes do PG Ciências em grupos de pesquisa no exterior;
• Missões de trabalho de alunos de mestrado/doutorado que executam parte de suas pesquisas no exterior;
• Recepção de alunos estrangeiros regularmente matriculados no PG Ciências;
• Palestras proferidas por pesquisadores internacionais em visita ao PG Ciências;
• Apresentação oral de trabalhos em congressos internacionais (docentes ou discentes do PG Ciências);
• Participação de docentes em corpo editorial de revistas científicas reconhecidas internacionalmente;
• Palestras ou cursos/disciplinas proferido(a)s em congressos ou IES Internacionais (invited speaker);
• Participação como membro colaborador em projetos internacionais financiados por agências internacionais de fomento à pesquisa;
• Participação em assessorias científicas de Empresas internacionais;
• Participação como chairman em congressos ou reuniões internacionais;
• Intercâmbios com discentes de IES internacionais;
• Patentes depositadas internacionalmente;
• Eventos Científicos realizados na UNIFRAN com participação de pesquisadores internacionais.
 
O PG Ciências mantém projetos de pesquisa com Instituições e Pesquisadores de diversas partes do mundo, são mais de 18 parcerias com Estados Unidos, França, Chile, Portugal, Espanha, Bélgica, Inglaterra, Egito, entre outras.
 
 
Interação com o setor produtivo
 
O relacionamento de discentes e docentes do PG Ciências com empresas e indústrias ganhou grande impulso nos últimos anos e tem obtido êxito na captação de recursos financeiros, na realização de projetos e na interação e integração com os setores empresariais, desenvolvendo produtos e realizando “transferência de tecnologia”.
 
Foram realizadas parcerias com grandes empresas, diversas patentes foram depositadas, concedidas e licenciadas (no Brasil e no exterior) e produtos foram desenvolvidos e ainda hoje estão sendo comercializados. Além disso, projetos PIPE (Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas- FAPESP) e PITI (Parceria para Inovação Tecnológica- FAPESP) foram financiados pela FAPESP, e um número relevante de bolsas de pesquisa advindas da indústria financiaram alunos de Iniciação Científica, Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado.
 
O PG Ciências e a UNIFRAN têm parcerias também com o SEBRAE-SP para o desenvolvimento da Cultura Empreendedora no ambiente acadêmico e em 2019 a Universidade foi contemplada com a 1ª posição nos quesitos “Cultura Empreendedora” e “Infraestrutura” pelo “RANKING DE UNIVERSIDADES EMPREENDEDORAS 2019”. Ações de solidariedade e cooperação com Associações também integram as atividades do PG Ciências em âmbito nacional. Neste escopo, o Laboratório de Genética e Biologia Molecular da UNIFRAN participa de um projeto nacional aprovado pela Plataforma Brasil, órgão do governo federal que unificada de registros de pesquisas envolvendo seres humanos para todo o sistema CEP/CONEP.
 
 
Inserção Social
 
Os docentes e pós-graduandos do Programa de Pós-graduação em Ciências participam efetivamente de projetos que contribuem para a elaboração de ações que visam melhorar a formação de alunos e professores da rede pública da cidade de Franca. Temas centrais como “Intervenções humanas e desiquilíbrios ambientais” e “Geração de Energia” são usados como motivadores e, juntamente com as “Feiras de Ciências”, propiciam um ambiente de enriquecimento científico e estimulam estratégias pedagógicas úteis no processo de ensino-aprendizagem.
 
Formando parcerias em projetos como o “Cientizando” e “Projeto Franca Sustentável”, o programa realiza ações de inserção social complementadas por inúmeras outras atividades envolvendo os mais diversos públicos e setores da sociedade.

Impacto acadêmico e social