Corpo docente


  • Selecione outro idioma

  • Alessandra Marieli Vacari​

    Doutora em Agronomia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP

    Graduada em Ciências Biológicas pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Penápolis (2002), Mestre (2006) e Doutora (2009) em Agronomia (Entomologia Agrícola) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Realizou Pós-Doutorado na UNESP (2013) e na Universidade da Califórnia (2016). Tem interesse no estudo: das interações entre insetos e plantas; das interações intraespecíficas envolvendo plantas e insetos; do papel dos aleloquímicos nas interações entre inimigos naturais (predadores e parasitoides), herbívoros e plantas;  das interações mutualísticas entre plantas e polinizadores e interações tritróficas; das interações entre plantas cultivadas (culturas) e outras plantas associadas; na avalição dos  semioquímicos como ferramenta no controle de pragas; das propriedades químicas de plantas associadas à resistência contra artrópodes pragas e do uso de produtos naturais no controle de pragas (extratos de plantas).

    Google Scholar
    ResearcherID

     

    Curriculo Lattes E-mail
  • Ana Helena Januário

    Doutora em Química pela Universidade Federal de São Carlos

    Concluiu doutorado em Química pela Universidade Federal de São Carlos em 1995, atualmente atua como docente na Universidade de Franca desde 2008. Atua na área de Química Orgânica, com ênfase em Química de Produtos Naturais. Principais temas de estudo: espécies vegetais do Cerrado (efeito da qualidade da luz), microrganismos endofíticos e invertebrados marinhos (ascídias e microbiota associada) com destaque para o metabolismo, potencial biológico e controle de qualidade químico. Supervisiona pós doutorados e orienta alunos do ensino médio, iniciação científica, mestrado e doutorado. Em suas atividades profissionais interagiu com pesquisadores brasileiros de diversas instituições de pesquisa no desenvolvimento de projetos multidisciplinares e em co-autorias de artigos científicos. Atuou como pesquisador honorário na University of Auckland-Nova Zelândia em 2007 e realizou uma missão de trabalho de curta duração na Victoria University of Wellington-Nova Zelândia em 2014.

    Google Scholar
    ResearcherID

    Currículo Lattes E-mail
  • Denise Crispim Tavares

    Doutora em Genética pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP

    Possui graduação em Bacharelado em Ciências Biológicas pela UNESP (1989), Mestrado (1991) e Doutorado (1997) em Genética pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP  e Pós-Doutorado pela UNESP – Campus de Araraquara (1997) e Georgetow University-Washington DC-EUA (2001) . Atualmente é docente e pesquisadora da Universidade de Franca, Franca-SP, atuando nas linhas de pesquisa: avaliação da toxicidade de substâncias e materiais orgânicos e inorgânicos, por meio de parâmetros genéticos, bioquímicos e sistêmicos; identificação de substâncias com atividade preventiva do processo de carcinogênese, buscando a compreensão das vias de sinalização intracelular relacionadas;  investigação de agentes com potencial antitumoral e dos alvos moleculares envolvidos, visando obter informações relevantes para o estabelecimento de intervenções terapêuticas mais eficazes.

    Currículo Lattes E-mail
  • Eduardo Ferreira Molina

    Doutor em Química (em regime de co-tutela) pela Universidade Estadual Paulista UNESP – Araraquara e Université de Paris Sud XI – França

    Possui graduação em Química Industrial (2003) e Mestrado em Ciências (2006) ambos pela Universidade de Franca (UNIFRAN) e Doutorado em Química em regime de co-tutela pela Universidade Estadual Paulista UNESP-Araraquara e Université de Paris Sud 11/França. Nossa pesquisa está focada em processos de polimerização para o desenvolvimento de materiais poliméricos, compósitos e híbridos orgânico-inorgânicos com aplicações na indústria e no campo biomédico. Um interesse na área de biomateriais em nosso grupo visa explorar materiais conhecidos como hidrogéis com propriedades mecânicas únicas para aplicações em sistemas de liberação controlada de fármacos e pesticidas com o objetivo de diminuir os efeitos adversos no ambiente. O uso destes materiais na área ambiental visa estabelecer relações com a química verde para preparo de novos filtros, esponjas e adsorventes para remoção de poluentes orgânicos e inorgânicos. Além disso, atividades de pesquisa estão focadas na síntese de materiais flexíveis e nanomateriais híbridos funcionais para aplicações óticas contendo clusters metálicos que desenvolvemos com colaboradores na Europa.

    Google Scholar
    ResearcherID

     

     

    Currículo Lattes E-mail
  • Eduardo José Nassar

    Doutor em Química pela FFCLRP – USP – Ribeirão Preto

    Bacharel em Química pela UNESP – Araraquara, Mestre e Doutor em Química pela USP – Ribeirão Preto. Publicou mais de 150 artigos em periódicos especializados e mais de 350 trabalhos em anais de eventos. Participa anualmente de eventos no brasil e exterior. Membro de sociedades científicas nacionais e internacionais, secretário da regional ipws da SBQ (2010-2011). Atua na área de química inorgânica com ênfase em materiais. O processo SOL-GEL tem sido a base de seus estudos, preparação de novos materiais para diversas aplicações, tais como; luminóforos contendo íons de terras raras (Európio, Térbio, Túlio, Cério, etc), Biomateriais, Revestimentos, Filmes Finos, Prototipagem Rápida, Óxidos Mistos, Catalise, entre outros materiais. Atualmente é professor e pesquisador da Universidade de Franca (Unifran).

    Currículo Lattes E-mail
  • Emerson Henrique de Faria

    Doutor em Química pela Universidade de Franca

    Pós-doutorado (CAPES) Universidad de Salamanca (Química Inorgânica) – Materiais Lamelares e Fibrosos). Doutor em Ciências (Química) pela Universidade de Franca. Pós-doutorado (CAPES) Universidad de Salamanca (Química Inorganica – Materiais Lamelares e/ou Fibrosos). Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química de Materiais, atuando principalmente nos seguintes temas: argilas, materiais híbridos, compósitos e nanocompósitos, com aplicações nas áreas de química ambiental, catálise, luminescência, adsorção e fotodegradação de diferentes classes de poluentes. Realizou estágios de curta duração ao longo dos últimos anos na Universidade de Salamanca, junto ao grupo GIR-QUESCAT e possui alunos vinculados em regime de Co-tutela nesta IES. Possui alunos de Iniciação Cientifica, Mestrado e Doutorado vinculados a projetos que envolvem empresas com aplicações da química de materiais com principal foco em agregar valor as aplicações dos argilominerais. Possui artigos publicados nos periódicos:Journal of Colloid and Interface Science, Journal of Thermal Analysis and Calorimetry, Applied Clay Science e Applied Materials & Interfaces. Revisor dos periódicos: Clays and Clay Minerals, Applied Clay Science, Green Chemistry, RSC Advances e Catalysis Science & Technology da Royal Society of Chemistry, Review Editor do periódico Frontiers in Chemistry (catálise e fotocatálise).

    Google Scholar
    ResearcherID

    Currículo Lattes E-mail
  • Katia Jorge Ciuffi

    Doutora em Química pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP

    Possui graduação em química pela Universidade de São Paulo (1990), Mestrado em Química (Química Inorgânica) pela Universidade de São Paulo (1993) e Doutorado em Química pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1997). Atualmente é Reitora e professora pesquisadora da Universidade de Franca. Revisora das revistas: Journal of Physical Chemistry (0022-3654), – Journal of Agricultural and Food Chemistry , – Materials Research , – Journal of Molecular Catalysis A:, – Materials Science & Engineering. A, Structural Materials: properties, micro, – Journal of the Brazilian Chemical Society (0103-5053), – Materials Chemistry and Physics , – Journal of Colloid and Interface Science (0021-9797) e – Catalysis Communications . Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química Bio-Inorgânica, atuando principalmente nos seguintes temas: sol-gel, porfirinas, catalisadores heterogêneos, adsorventes para metais potencialmente tóxicos, corantes e contaminantes orgânico emergentes.

    Google Scholar
    ResearcherID

    Currículo Lattes E-mail
  • Lizandra Guidi Magalhães

    Doutora em Imunologia Básica e Aplicada pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP

    Possui graduação em Ciências Biológicas Modalidade Médica (2002), Mestrado (2005) e Doutorado (2009) em Imunologia Básica e Aplicada (Sub- Área de Bioagentes Patogênicos) pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP e Pós-Doutorado em Química Biológica pela Universidade de Franca (2012). Diante dos inúmeros prejuízos causados pelos parasitos aos hospedeiros, à saúde pública e à economia mundial, a linha de pesquisa visa promover o bem estar humano e animal, por meio do desenvolvimento e avaliação de novas alternativas terapêuticas para o controle de parasitos, assim como visa estudar a biologia, imunopatologia, fisiopatogenia e a epidemiologia das doenças parasitárias, afim de criar novas estratégias de controle das parasitoses de interesse humano e veterinário.

    Google Scholar
    ResearcherID

    Currículo Lattes E-mail
  • Liziane Marçal da Silva​

    Doutora em Química pela Universidade de Franca​

    Graduada em Engenharia Química (2008), Mestre e Doutora em Ciências (2011 e 2015, respectivamente – Área de Concentração: Química) pela Universidade de Franca, realizou doutorado na categoria sanduíche, em colaboração com a Universidad de Salamanca e Universidad Publica de Navarra, na Espanha. As suas atividades de Pesquisa estão na área de Química, com ênfase em Química Ambiental e de Materiais, atuando principalmente nos seguintes temas: síntese de materiais por meio do processo sol-gel com aplicações voltadas para remediação ambiental nos seguintes métodos: adsorção, catálise e fotocatálise/fotodegradação de poluentes orgânicos ou inorgânicos. Também atua no desenvolvimento de blendas poliméricas biodegradáveis e obtenção de carvão ativado a partir de resíduos como lodo de estação de tratamento de água e esgoto.​​

    Google Scholar
    ResearcherID

    Currículo Lattes​ E-mail
  • Lucas Alonso Rocha

    Doutor em Química em regime de co-tutela pela Universidade Estadual Paulista - UNESP e Université Paul Sabatier-Toulouse – França

    Professor/Pesquisador na Universidade de Franca, Bacharel em Química Industrial pela Universidade de Franca (2003), Licenciatura Plena em Química pela Universidade de Franca (2004), Mestre em Ciências pela Universidade de Franca (2006) e Doutor em Química em regime de co-tutela pela Universidade Estadual Paulista – UNESP e Université Paul Sabatier-Toulouse/França (2010). Fez Pós-doutorado Universidade Estadual Paulista – UNESP. Trabalhando na área de Química Inorgânica, os principais projetos visam desenvolver e aprimorar materiais multifuncionais para aplicações nas áreas médica e biológica, como biomarcadores, agentes de contrastes, nanotermômetros, biomateriais para regeneração óssea, liberação controlada de fármacos e materiais antimicrobianos; e na área da fotônica, como guias de onda, cristais fotônicos, sensores e materiais luminescentes. Foi pesquisador visitante na ENSCCF (Ecole Nationale Supérieure de Chimie de Clermont-Ferrand) em Clermont-Ferrand, França. Bolsista de Produtividade em Pesquisa – CNPq, 2 CA – MM.

    Google Scholar
    ResearcherID

    Currículo Lattes E-mail
  • Márcio Luís Andrade e Silva

    Doutor em Química pela FFCLRP – USP – Ribeirão Preto

    Doutor em Ciências pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto – USP em 1999. Concluiu pós-doutorado no Laboratório de Farmacognosia da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto – USP de 2011 a 2012. Já coordenou 8 projetos de pesquisa. Um deles é o PITE JP / FAPESP / Unifran de inovação tecnológica em parceria com empresa com o objetivo de desenvolver dois medicamentos contra doenças negligenciadas (chagas e esquistossomose). Participa como professor colaborador do Projeto Temático FAPESP / USP / Unifran. Possui patente lcontra a disfunção erétil (DE) nos EUA, Japão e Europa (licenciada para a empresa Bexeley para produção de medicamentos contra DE). Líder do Grupo CNPq de Busca por Novos Medicamentos de Origem Natural.

    Google Scholar
    ResearcherID

    Currículo Lattes E-mail
  • Patrícia Mendonça Pauletti

    Doutora em Química pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP

    Possui graduação em Farmácia Bioquímica pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas-UNESP (1997), Mestrado (2000), Doutorado (2004) em Química pelo Instituto de Química de Araraquara-UNESP e Doutorado Sanduíche na Oregon Health Sciences University. Realizou estágio de Pós-Doutorado no Instituto de Química de Araraquara-UNESP. Tem experiência na área de Química Orgânica, com ênfase em Química de Produtos Naturais, atuando principalmente nos seguintes temas: bioensaios, fitoquímica, Styracaceae e Bignoniaceae. É professora pesquisadora da Universidade de Franca desde 2008 e bolsista de produtividade em Pesquisa nível 2 (CNPq). Publicou até o presente momento 55 artigos e 3 capítulos de livros. Orientou dissertações de Mestrado, teses de doutorado e alunos de IC. Coordenou 3 projetos de pesquisa (FAPESP) e colaborou em outros três.

    Google Scholar
    ResearcherID

    Currículo Lattes E-mail
  • Raquel Alves dos Santos

    Doutora em Ciências Biológicas (Genética) pela Universidade de São Paulo – USP

    Possui bacharelado e Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (2000),  Mestrado e Doutorado em Ciências Biológicas (Genética) pela Universidade de São Paulo (2003 e 2008) e Pós-Doutorado pelo Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP. Nossas pesquisas estão focadas em genética toxicológica. Buscamos o entendimento em nível celular e molecular das vias de sinalização de danos DNA como alvo para o desenvolvimento de novos agentes terapêuticos. Também avaliamos os danos no DNA em resposta ao tratamento com substâncias ou compostos, orgânicos e inorgânicos de acordo com as recomendações da OECD. Ainda dentro da área de genética toxicológica, temos o interesse em estudar exposições físicas, químicas ou ainda determinadas condições clínicas relacionadas a processos de perda de estabilidade genômica.

    Currículo Lattes E-mail
  • Renato Luis Tame Parreira

    Doutor em Química pela FFCLRP – USP – Ribeirão Preto

    Graduado em Química pela FFCLRP – USP (1999), possui Mestrado (2001) e Doutorado (2006)  pela USP na área de Química. Durante o Pós-Doutorado (FFCLRP-USP) desenvolveu projeto para o estudo teórico-experimental de microbaterias de lítio e de células a combustível para conversão e armazenamento de energia. Realizou estágio de curta duração (2014) na Philipps-Universität Marburg (sob supervisão do Prof. Dr. Gernot Frenking), Fachbereich Chemie, Alemanha. Tem experiência na área de Química Teórica, com ênfase no estudo da estrutura, das propriedades eletrônicas e da natureza das ligações e interações químicas presentes em sistemas moleculares e supramoleculares. Coordenou projetos PIPE e Jovem Pesquisador FAPESP, além do projeto “O uso da teoria DFT (Density Functional Theory) para explorar a química (wet-chemistry) de nanomateriais de carbono funcionalizados”, inserido no Programa Pesquisador Visitante Especial (PVE-CAPES).

    Google Scholar
    ResearcherID

    Currículo Lattes E-mail
  • Rodrigo Cassio Sola Veneziani

    Doutor em Química pela FFCLRP – USP – Ribeirão Preto

    Possui graduação em Ciências Farmacêuticas pela Universidade de São Paulo (1994), Mestrado em Química pela Universidade de São Paulo (1997) e Doutorado em Química pela Universidade de São Paulo (2001). Tem experiência na área de Farmácia e Química, com ênfase em Produtos Naturais. Atualmente, sua pesquisa está focada na fitoquímica (principalmente de diterpenóides), na avaliação de várias atividades biológicas e no desenvolvimento de formulações e metodologias analíticas. Atualmente é Vice-Coordenador e professor titular do Programa de Pós-graduação em Ciências da Universidade de Franca – UNIFRAN.

    Currículo Lattes E-mail
  • Sérgio Ricardo Ambrosio

    Doutor em Química pela FFCLRP – USP – Ribeirão Preto

    Farmacêutico pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto – USP, Mestrado e Doutorado em Química pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto – USP. Atualmente é coordenador do Programa de Pós-graduação em Ciências da Universidade de Franca-UNIFRAN. Desenvolve pesquisas na área de Química de Produtos Naturais, atuando principalmente nos seguintes temas: Isolamento, purificação, elucidação estrutural, estudos analíticos, ensaios biológicos e biotransformação de metabólitos secundários vegetais bioativos.

    Google Scholar 
    ResearcherID

    Currículo Lattes E-mail
  • Vladimir Constantino Gomes Heleno

    Doutor em Química pela FFCLRP – USP – Ribeirão Preto

    Possui graduação em Química – Bacharelado (1994) e Licenciatura (1995) pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FFCLRP-USP).  Mestre (1999) e Doutor (2005) em Química pela FFCLRP-USP. Realizou estágio de Pós-Doutorado (2005-2007) pelo Departamento de Química da Universidade Federal de São Carlos (DQ-UFSCar).  Seus interesses de pesquisa têm duas linhas de pesquisa principais. Uma se baseia na modificação estrutural (semissíntese) de produtos naturais de relativa abundância na busca de compostos ativos. A outra é o desenvolvimento de estudos para atribuição completa de dados de RMN de produtos naturais e sintéticos.

    Google Scholar
    ResearcherID

    Currículo Lattes E-mail
  • Wilson Roberto Cunha

    Doutor em Química pela FFCLRP – USP – Ribeirão Preto

    Doutor em Química pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (USP) em 1994 e realizou estágio de Pós-doutorado na Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (USP). É professor da Universidade de Franca desde 1994 e coordenou o Programa de Pós-graduação em Ciências (M/D) da Instituição entre 2003-2007. É bolsista produtividade em pesquisa do CNPq. Desenvolve pesquisa na área de produtos naturais de origem vegetal, trabalhando com isolamento e identificação de componentes químicos presentes em espécies vegetais, ensaios biológicos com extratos brutos e substâncias puras isoladas.

    Currículo Lattes E-mail