Mestrado e Doutorado em Linguística


  • Áreas de Concentração:

    Teorias do Texto e do Discurso

  • Público alvo:

    Pesquisadores e profissionais de Letras e áreas correlatas.

Nível: Mestrado e Doutorado

Sobre o nosso curso


O Programa de Mestrado e Doutorado em Linguística da Unifran é composto pelo curso de mestrado, recomendado e aprovado pela Portaria Ministerial nº 524, de 29/04/2008, e pelo de doutorado, homologado em 2019, conforme Portaria Capes 161 de 22/08/2017, a partir da aprovação na reunião 180ª do CTC-ES.

Possui como objetivo geral:

a) promover pesquisas sobre a linguagem e a língua em sua dimensão textual e discursiva, formar pesquisadores e profissionais de Letras e áreas correlatas para a docência do ensino superior e para outros campos de atividade profissional relacionados ao trabalho com a linguagem.

E como objetivos específicos:

a) caracterizar e explicitar a língua em funcionamento, relacionando-a com a enunciação, a comunicação, as variabilidades e restrições do contexto histórico, social e ideológico;

b) formar pesquisadores e profissionais de Letras e Linguística e de áreas afins para a docência no ensino superior e na educação básica, bem como para outros campos de atividade profissional ligados à linguagem;

c) desenvolver, sob diferentes perspectivas teóricas, projetos de pesquisa sobre a linguagem em suas dimensões textual e discursiva;

d) proporcionar aprofundamento teórico e metodológico na área a partir do debate entre diferentes linhas teóricas;

e) promover a reflexão acadêmica sistemática sobre a organização e os procedimentos textuais e discursivos que abarquem as duas linhas de pesquisa: “Discurso: sentido, comunicação e representação” e “Processos e práticas textuais: caracterizações e abordagens teóricas”;

f) demonstrar a necessidade do aprofundamento de conhecimentos sobre as teorias do texto e do discurso, salientando-se a importância das teorias utilizadas e dos objetos de estudo, para a atuação acadêmica do futuro mestre;

g) divulgar e socializar os resultados oriundos das pesquisas realizadas, compartilhando conhecimento e integrando a pesquisa à dinâmica da Universidade e aos sistemas público e privado de Educação Básica.

h) contribuir para a melhoria da educação básica por intermédio da formação continuada de docentes e pesquisadores capacitados para atuar em três frentes: pesquisa, ensino e extensão.

Ler Mais
Mais informações

Setor de Apoio Acadêmico

  • Áreas de Concentração:

    Teorias do Texto e do Discurso

  • Público alvo:

    Pesquisadores e profissionais de Letras e áreas correlatas

  • Coordenação

    Profa. Dra. Luciana Carmona Garcia Manzano

  • Vice-coordenação

    Profa. Dra. Camila de Araújo Beraldo Ludovice

Coordenação do Curso

Sobre o Programa de Mestrado e Doutorado em Linguística


O Mestrado, com conceito quatro na última avaliação da CAPES, inicia o último ano do quadriênio 2017-2020 com a titulação de sua décima segunda turma, cumprindo a função de contribuir para a área de Letras/Linguística e outras áreas afins por meio da formação de mestres voltados para a pesquisa no campo de estudos do texto e do discurso e para a docência de ensino superior.

 

Desde que iniciou suas atividades em 2006, o Programa tem recebido alunos de Franca e cidades circunvizinhas, bem como de muitas cidades de Minas Gerais e de outros estados do país.

 

Entre os titulados do Programa encontram-se docentes da própria IES, de universidades próximas a Franca e do estado de Minas Gerais, como a UEMG, de Institutos Federais de todo o país, particularmente o IF do Sul de Minas, assim como professores das redes pública e privada de ensino fundamental e médio. Além disso, como curso multiprofissional, tem formado arquitetos, advogados, jornalistas, designers e outros profissionais de áreas afins, que buscam a formação científica, visando ao aprimoramento de sua formação intelectual e de sua prática profissional na área de Linguística e em outras áreas afins.

 

Com a obtenção da nota quatro na avaliação quadrienal da CAPES, o curso de mestrado enviou para o órgão a Proposta de Curso de Doutorado Acadêmico em 2018 e obteve a aprovação de seu APCN. Assim, a Pós-Graduação em Linguística da UNIFRAN iniciou as atividades do Doutorado no segundo semestre de 2019, o que revela a maturidade, evolução e consolidação do Programa em seus 12 anos de existência.

 

Como o Programa nota quatro, o Mestrado em Linguística, além dos intercâmbios nacionais, firmou convênio de colaboração acadêmica com a UNAM (Universidad Nacional Autónoma de México) em 2016, por meio de seu Instituto de Investigações Filológicas, e tem promovido ações conjuntas de cooperação com a universidade mexicana.

 

Sobre o Programa de Mestrado e Doutorado em Linguística

Discurso: sentido, comunicação e representação Processos e práticas textuais: caracterizações e abordagens teóricas
Estrutura curricular Disciplinas Projetos em andamento
Calendário Institucional
Veja o calendário completo
Regulamento

Confira o Regulamento Geral dos Programas de Pós-graduação Stricto Sensu


Clique aqui
  • Coordenação do Curso

    Coordenadora: Profa. Dra. Luciana Carmona Garcia Manzano
    Vice-Coordenadora: Profa. Dra. Camila de Araújo Beraldo Ludovice

     

    Mais informações
    Secretaria de Pós-graduação
    Telefone: (16) 3711.8829
    E-mail: secretariaposgraduacao@unifran.edu.br
    Horário de atendimento: segunda a sexta-feira, das 08h às 11h45 e das 13h às 22h; aos sábados das 08h às 12h