Sobre o nosso curso


No cenário atual do país destaca-se a implementação de novas áreas tecnológicas especializadas em saúde, energia, meio-ambiente aliado às demandas tecnológicas que aprimoram a produção de alimentos, medicamentos, agropecuária, minas e energia, vislumbrando um vasto campo de atuação profissional da Biotecnologia, de maneira que a formação de um profissional já na graduação nessa área, atenderá este novo mercado promissor e competitivo.

A existência de poucos cursos multidisciplinares em universidades privadas e um número reduzido de cursos de biotecnologia alocadas em instituições públicas e alguns cursos de pós-graduação em Biotecnologia, justifica a proposta de um curso de graduação em Biotecnologia, com foco generalista a fim de gerar profissionais para uma área promissora e em expansão.

O curso aqui proposto apresenta ênfase em diversas áreas do âmbito profissional das principais áreas biotecnológicas tais como: bioenergias, meio ambiente e agronegócios, alimentos e biotecnologia aplicada as ciências da saúde, de forma a diversificar o profissional para os enormes desafios que a biotecnologia moderna apresenta.

A matriz curricular foi elaborada de forma a proporcionar, além de uma formação sólida nas áreas básicas relacionadas à química, matemática, física, biologia e biomédica, também uma formação abrangente que envolva conhecimentos de processos industriais em larga escala, gerenciamento, bioética, bioprocessos, ecologia, entre outros.

O objetivo central é formar profissionais com competência e habilidades para resolver problemas e detectar necessidades aplicando conhecimentos atualizados em biotecnologia para inovar e aperfeiçoar produtos e processos.

Ler Mais

    Biotecnologia - Diferencial


    O corpo docente do curso é qualificado, mestres e doutores que atuam na vida acadêmica e no mercado corporativo. Muitos desses estão envolvidos com os programas de pesquisa da instituição favorecendo dessa maneira o acesso do aluno da graduação em Biotecnologia se envolver durante a sua formação profissional com a iniciação científica e muitas vezes com apoio de agências de fomento como Fapesp e CNPq.

    E eles também trazem novidades do - mundo exterior - porque atuam prestando serviços de assessoria e consultoria principalmente nas diferentes áreas de atuação da Biotecnologia. A existência dos programas de Pós-Graduação na Universidade de Franca, proporciona um importante referencial para a constituição de novos alunos concursantes das vagas disponíveis nesses programas, o qual poderá contar com os alunos do curso de Biotecnologia com um perfil mais diferenciado, visando contribuir com a demanda crescente do setor produtivo de ensino, extensão e pesquisa.

    Biotecnologia - Mercado de Trabalho


    O biotecnólogo trata-se de um profissional multidisciplinar, com formação sólida em ciências exatas e biológicas, operações unitárias e processos biológicos para inovar e aperfeiçoar produtos para melhoria de vida da população. O profissional deverá ainda ser capaz de avaliar portfólios de empresas de biotecnologia e entender as exigências para o investimento seguro de capital para sua criação.

    Seus campos de atuação serão centros de pesquisa, laboratórios, consultorias, empresas e órgãos de controle ambiental, áreas que envolvem o aproveitamento da matéria e energia de origem biológica, remediação ambiental, tratamento de efluentes, e diversas modalidades industriais, bem como, assistência técnica e comercialização de produtos biotecnológicos.

    Finalmente, o profissional deverá conhecer os possíveis riscos da profissão, comprometer-se com as normas de biossegurança e os conceitos morais e éticos relacionados com a biotecnologia, como também com a preservação da biodiversidade, o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida.

    Coordenação do Curso


    Coléte Fonseca

    Doutora em Parasitologia pela UNICAMP; Mestre em Aqüicultura pela UNESP; Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas pela UNESP.

    Ver Currículo Lattes

    Matriz Curricular

    Matriz é válida para ingressantes no semestre vigente


    1° Semestre

    Formas de Ingresso


    Escolha a que melhor se adapta em seu perfil!

    Escolhe uma forma de ingresso acima pra ver as opções

    Financiamentos

    Conheça as linhas de crédito especialmente pensadas para o público universitário


    • PRAVALER

      É uma linha de crédito estudantil que você contrata semestralmente. Funciona assim: cada semestre você paga em um ano. E sem juros!

      Saiba Mais PRAVALER
    • Novo FIES:

      Com o Novo FIES, você paga o curso só depois que se formar; assim, pode se dedicar exclusivamente aos estudos.

      Saiba Mais Novo FIES
    • Financiamento Medicina Santander

      Sonha em fazer Medicina? Saiba como pagar as suas mensalidades no dobro do tempo!

      Saiba Mais Financiamento Medicina Santander
    • CREDUCSUL

      Feito especialmente para calouros! Com ele, você paga 50% das mensalidades durante o curso e o restante após a formatura.

      Saiba Mais CREDUCSUL

    Ainda tem dúvidas?


    Para que não reste mais nenhuma, confira as informações que separamos para você!

    Faça o nosso Teste Vocacional!

    Encontre o curso de graduação que é o ideal para você.

    Teste Vocacional

    Precisa de ajuda?

    Fale conosco!

    Quer saber mais sobre a UNICID? Estamos aqui te ajudar!

    Mande sua pergunta preenchendo os campos abaixo. Em breve nós entraremos em contato.

    Você também pode se interessar por...


    Conheça mais alguns cursos oferecidos pela UNIFRAN!

    Farmácia

    Farmácia

    • Bacharelado
    • 8 semestres
    Detalhes do curso
    Serviço Social

    Serviço Social

    • Bacharelado
    • 8 semestres
    Detalhes do curso
    Medicina

    Medicina

    • Bacharelado
    • semestres
    Detalhes do curso
    Ciências Biológicas

    Ciências Biológicas

    • Bacharelado
    • 8 semestres
    Detalhes do curso
    WhatsApp

    Precisa de ajuda?