Grupos de Pesquisa


Grupos de Pesquisa


GEBGE- Grupo de Estudos Bakhtinianos dos Gêneros do Discurso

Este grupo tem como objetivo realizar pesquisas a respeito dos gêneros do discurso, conforme as reflexões e descobertas de Mikhail Bakhtin, o qual se apoiou na visão original de Pavel Medviédev para quem os gêneros moldam e contêm experiência social para pessoas individuais.O grupo é constituído de pesquisadores do programa de Mestrado em Linguística da Unifran e de outras universidades e de alunos do mestrado e da graduação em letras e pedagogia da Unifran.

Ano de formação: 2016

Líder(es) do grupo: Prof. Dra. Camila de Araujo Beraldo Ludovice; Prof. Dra. Marilurdes Cruz Borges

Mais informações: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1403146288693586

 

ACTANTES – Grupo de Pesquisa em Semiótica da UNIFRAN

O Grupo reúne pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação interessados na ampliação dos conhecimentos sobre a semiótica de linha francesa. A ideia é oferecer um ambiente de estudos e discussões teóricas e metodológicas que possibilite o refinamento da perspectiva de análise dos participantes em relação ao exame da produção de sentido de textos manifestados por diferentes linguagens, permitindo, então, a participação nos eventos científicos nacionais e internacionais da área, o diálogo com outros grupos do mesmo quadro teórico, o aprimoramento das pesquisas desenvolvidas e, consequentemente, a publicação de livros e artigos em periódicos especializados no Brasil e no Exterior.

Ano de formação: 2016

Líder do grupo: Profa. Dra. Vera Lúcia Rodella Abriata

Mais informações: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6254749224745670

 

PARE – Pesquisa em Argumentação e Retórica

O grupo PARE (Pesquisa em Argumentação e Retórica) foi fundado na Universidade de Franca, no dia 6 de dezembro de 2013, sob a liderança dos professores doutores Maria Flávia Figueiredo e Fernando Aparecido Ferreira. Na ocasião, o prof. Dr. Antônio Suárez Abreu ministrou palestra intitulada “Senso comum, modelos mentais e comunidades interpretativas: um estudo do auditório no processo da argumentação”. Por ser constituído por pesquisadores que se encontram em diferentes níveis na carreira acadêmica, o grupo privilegia a orientação em cascata, por meio da qual aqueles que se encontram em níveis mais avançados subsidiam e orientam colegas que trilham o caminho acadêmico e que podem desfrutar desse trabalho conjunto. Assim, o grupo conta com professores titulares, pós-doutores, mestres, especialistas, graduados e alunos de Iniciação Científica. Desde sua fundação, o grupo instituiu a prática de estabelecer vínculos de cooperação acadêmico-científica com outros grupos e instituições, o que se estabeleceu com o grupo ERA (PUC-SP), com o Grupo DISENSO (Univás), com o grupo GERAR (USP), com o Grupo de Estudios de Retórica (Universidad Nacional de Córdoba, Argentina) e com a UNAM (Universidad Nacional Autónoma de México). As pesquisas desenvolvidas pelo grupo têm sido divulgadas em congressos nacionais e internacionais, assim como em livros e em periódicos qualificados. Dentre tais iniciativas, destaca-se a publicação, em 2016, da obra O animal que nos habita: a retórica das paixões em Relatos Selvagens, que, com uma temática instigante e multidisciplinar (paixões humanas e crimes passionais), tem angariado grande receptividade por parte da comunidade acadêmico-científica.

Ano de formação: 2013

Líderes do grupo: Profa. Dra. Maria Flávia Figueiredo, Prof. Dra. Luana Ferraz.

Mais informações: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/2098363438033866

 

GTeDi – Grupo de Estudos do Texto e do Discurso

O GTeDi está nucleado na Universidade de Franca e conta com a participação de docentes e discentes do Programa de Mestrado em Linguística, além de pesquisadores de outras IES e de cursos de graduação da própria UNIFRAN, cujas pesquisas dialogam com os objetivos do grupo: praticar a reflexão sobre teoria e análise linguística no campo dos estudos do texto e do discurso. O GTeDi participa ativamente de encontros científicos e publicações cujo escopo seja adequado aos interesses do grupo. Além disso, o grupo é um dos realizadores do SELINFRAN – Seminário de Pesquisa em Linguística da UNIFRAN, evento anual que acontece sempre no segundo semestre.

Ano de formação: 2006

Líderes do grupo: Profa. Dra. Luciana Carmona Garcia Manzano; Profa. Dra. Aline Fernandes de Azevedo Bocchi

Mais informações: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/4229943260582972 m

 

LabES – LABORATÓRIO ESCUTAS DO SOCIAL

O LabES – Laboratório Escutas do Social é um projeto de pesquisa que congrega pesquisadores inscritos no domínio da Análise de Discurso e da Psicanálise, interessados em reflexões sobre a língua, a linguagem e os discursos. O LabES se oferece como um lugar de escuta de discursos e subjetividades que articula práticas de pesquisa, formação e escuta clínica. As questões nele abordadas situam-se em uma compreensão ética e política da escuta que se desdobra em diferentes domínios – o da Análise de Discurso e o da Psicanálise – que, embora se tangenciem e se tensionem, implicam práticas teóricas próprias: a leitura discursiva e a escuta psicanalítica. Longe de buscar harmonia ou complementariedade, os trabalhos reunidos no LabES materializam reflexões sobre a ideologia, o inconsciente, a história, a língua e a fala, articuladas a temas como o testemunho, o corpo, a parentalidade, o feminino, os gêneros e a sexualidade, a infância, a medicalização, a violência entre outros que tomam como pressupostos os fatos de que “só há ideologia por sujeitos e para sujeitos” (ALTHUSSER, 1974, p. 148) e de que “o inconsciente é estruturado como uma linguagem” (LACAN, 1998).

Ano de formação: 2021

Líderes do grupo: Profa. Dra. Aline Fernandes de Azevedo Bocchi

Grupos de Pesquisa