Nutricionista discute a classificação NOVA em evento na Unifran 

Evento aborda desafios da pandemia de obesidade em debate

28/03/2024

A nutricionista Daniela Silva Canella, professora associada do Instituto de Nutrição da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, esteve presente em um evento na UNIFRAN no dia 23 de março.  

Convidada pela Profa. Dra. Marina Garcia Manochio Pina, Canella abordou a classificação NOVA, uma ferramenta que categoriza os alimentos de acordo com o grau de processamento antes de chegar à mesa dos consumidores. 

A NOVA tem ganhado destaque por sua relação com o aumento do consumo de alimentos ultraprocessados, um dos quatro grupos da classificação, que está associado à pandemia de obesidade e outras doenças crônicas globais. Essa discussão reforça a importância de aprofundar o entendimento sobre esse tema crucial para a saúde pública. 

Durante o evento, que ocorreu de forma híbrida, participaram alunos do Programa de Pós-graduação em Promoção de Saúde, além de estudantes do curso de Nutrição.  

Daniela também integrou a equipe técnica responsável pela revisão do Guia Alimentar para a População Brasileira, do Ministério da Saúde.