Pesquisa da UNIFRAN que demonstra a importância da preservação das áreas verdes urbanizadas no cerrado é destaque na imprensa

05/10/2021

Universidade de Franca (UNIFRAN), por meio do Programa de Pós-graduação strictu sensu em Ciência da Animal elaborou um estudo de campo para enfatizar a importância da manutenção de áreas verdes urbanizadas para a conservação de espécies do Cerrado.

Biólogos e médicos veterinários da UNIFRAN realizaram por um período de três meses, um levantamento dos mamíferos terrestres de médio e grande porte localizados na Unidade de Conservação Municipal, na zona urbana de Franca

A metodologia, segundo explica a professora e pesquisadora Marcela Aldrovani Rodrigues da UNIFRAN, teve aplicação em três formatos: armadilhamento fotográfico (com câmeras instaladas e filmando 24h/dia); parcela de areia, que identifica pegada dos animais, e fornece dados das espécies; e busca ativa, com caminhadas da equipe feitas silenciosamente pela mata. Foram encontradas e monitoradas 16 espécies de animais.

A relevância dos resultados foi tanta que a imprensa regional fez questão de noticiar. O portal GCN, publicou uma matéria sobre o estudo que pode ser conferida clicando aqui. Já a Rádio CBN de Ribeirão entrevistou a Professora Marcela. O bate-papo pode ser conferido aqui.