Unifran elabora guia gratuito sobre anfíbios e lagartos para ajudar a preservar biodiversidade da região

Livro elaborado por pesquisadoras do curso de pós-graduação destaca importância da conservação de espécies fundamentais na cadeia alimentar.

21/07/2023

Pesquisadoras da Unifran desenvolveram um guia sobre a importância da conservação das espécies de anfíbios e lagartos encontradas na região de Gruta e Cochoeira do Itambé. O livro, publicado em formato digital e disponível gratuitamente, é resultado do trabalho de campo, realizado entre março de 2021 e fevereiro de 2023, da professora Marcela Aldrovani Rodrigues e da mestranda Gabriela Nogueira Maggio da Unifran.

O principal objetivo é informar turistas e a população sobre as espécies de anfíbios e lagartos encontradas no local, bem como orientar sobre como agir em caso de encontros com esses animais durante os passeios na Gruta durante o horário de visitação.

“A conservação ambiental, muitas vezes, se concentra na proteção de mamíferos de topo de cadeia alimentar ou de aves, enquanto as espécies que são a base da cadeia alimentar acabam sendo esquecidas. Com esse guia, queremos chamar a atenção para a importância desses anfíbios e lagartos, que desempenham um papel fundamental nos ecossistemas e são essenciais para a saúde e equilíbrio do meio ambiente”, explica a professora da Unifran, Marcela Aldrovani Rodrigues.

O guia “Anuros e Lagartos da Gruta e Cachoeira do Itambé, Altinópolis, SP: Guia Comentado das Espécies” detalha as características de diversas espécies de anuros (anfíbios da ordem dos sapos e rãs) e lagartos presentes na Gruta e Cachoeira do Itambé, fornecendo informações sobre sua aparência, comportamento e habitat.

“Acreditamos que o turismo consciente deve andar de mãos dadas com a conservação. Ao conhecer as espécies com as quais podemos nos deparar e aprender a interagir com elas de maneira responsável, estamos contribuindo para a preservação do ecossistema e evitando acidentes desnecessários”, afirma a mestranda do curso pós-graduação em ciência animal, Gabriela Nogueira Maggio.

O guia está disponível para download gratuito no link. É acessível a todos e pode ser uma valiosa ferramenta para estudantes, educadores, entusiastas da natureza e qualquer pessoa interessada em fazer a diferença na preservação da biodiversidade.