Adotou ou está pensando em adotar um pet? Confira as dicas e recomendações de especialistas

As mudanças de rotina com a chegada da pandemia afetaram também a vida dos animais de estimação. Houve um aumento no número de adoções na quarentena, por isso as docentes […]

13/07/2020

As mudanças de rotina com a chegada da pandemia afetaram também a vida dos animais de estimação. Houve um aumento no número de adoções na quarentena, por isso as docentes e doutoras Valeska Rodrigues, Vivian Cisi e Léslie M. Domingues Falqueiro, apresentam dicas e recomendações sobre os cuidados com os pets.

As três especialistas são professoras dos cursos de Medicina Veterinária, Valeska, da UNIFRAN e Vivian e Léslie, do CEUNSP. Ambas as instituições integram a Cruzeiro do Sul Educacional.

Elas apontam que com o isolamento social, muitas pessoas estão sentindo maior necessidade de companhia e os pets podem fazer muito bem esse papel. Diante disso, o número de adoções tem crescido. Então, se você adotou recentemente ou pretende adotar um pet, fique atento às dicas e cuidados:

Primeiro passo:

É muito importante refletir antes da adoção, pense em qual espécie de animal você vai adotar, o ambiente onde ele vai viver, pois cada pet exige um cuidado diferente. Também, é essencial pensar a longo prazo, afinal, cães e gatos, ou outros animais, possuem, em geral, um tempo de vida acima dos dez anos.

Consulte um veterinário:

Consultar um especialista é primordial, pois este fará todas as orientações. O veterinário pode te passar todos os protocolos de vacinas, vermífugos, controle de pulgas e carrapatos, dieta, entre outras recomendações para que seu pet tenha uma boa saúde.

Veja o que a Dra. Leslie fala sobre as vacinas:

“As vacinas essenciais para o cão são aquelas que conferem proteção contra a infecção pelo vírus da cinomose canina (CDV), o adenovírus canino (CAV; tipos 1 e 2), o parvovírus canino tipo 2 (CPV-2) e antirrábica. Esse é o esquema de imunização básica, mas vacinas adicionais podem ser recomendadas pelo veterinário de acordo com o animal. Recomenda-se iniciar as vacinas em filhotes sadios com 6 a 8 semanas de idade e revacinar a cada 3 ou 4 semanas até pelo menos 12 semanas de idade. Para os felinos, as vacinas contra panleucopenia felina (FPV), rinotraqueíte infecciosa (herpes-vírus felino – FHV) e calicivirose felina (FCV) são consideradas essenciais aos felinos. Nesse grupo também está incluída a vacina antirrábica; vacinas adicionais também podem ser recomendadas pelo médico veterinário de acordo com o animal. Recomenda-se iniciar as vacinas para filhotes sadios com 6 a 8 semanas de idade”

Decidiu adotar?

Conheça, então, a campanha de adoção que o Departamento de Zoonoses da cidade de Salto iniciou: “Me leva para casa”, com os cães do Canil Municipal. Você também pode procurar por ONGs, como o projeto “Miaujude”, que trabalha com resgate e adoção de animais no interior paulista, por exemplo.

A adoção é um lindo gesto, mas também de responsabilidade!

A Drª. Vivian, do Ceunsp, aponta que que a atitude das pessoas em adotar, é positiva, mas que é uma iniciativa que exige responsabilidade quanto aos cuidados. “Nesse período as pessoas se sentem mais solitárias, e com isso, adotam animais. Ressalto, que a adoção é uma iniciativa bonita, mas também é uma atitude de responsabilidade com uma vida, a qual deverá ser cuidada, inclusive, após o período da quarentena”, enfatiza.