TV Record: uso de realidade virtual no curso de Fisioterapia EAD semipresencial 4.0 da Unifran é destaque na imprensa

03/05/2022

Alunos do curso de Fisioterapia EAD da Universidade de Franca – UNIFRAN, por meio da Cruzeiro do Sul Virtual, estão aplicando um método inovador para o tratamento de reabilitação de pacientes infantojuvenis, adultos e idosos com as mais variadas alterações de saúde.

A reabilitação acontece com o uso de tecnologias de realidade virtual ou Virtual Reality (VR), na Clínica-Escola de Fisioterapia da instituição, com a supervisão dos docentes. Com a VR, são apresentados conteúdos interativos que simulam situações reais e do cotidiano dos pacientes, trabalhando a questão motora e cognitiva.

“A inserção dessas ferramentas, auxiliam os pacientes em atingir uma gama de habilidades funcionais, que visam atingir os objetivos individuais de reabilitação e que poderão ser utilizados nas atividades do cotidiano. Ao interagir com o mundo virtual é possível identificar feedbacks imediatos na saúde física e funcional dos nossos pacientes submetidos à essas tecnologias”, destacam Danilo Bulgo e Tabata Facioli, professores e supervisores de estágio.

A TV Record Interior visitou a Clínica-Escola de Fisioterapia da Unifran, referência no atendimento à comunidade de Franca e região, e produziu uma reportagem especial sobre os atendimentos com realidade virtual. Ficou curioso e quer saber melhor como eles funcionam? Clique aqui e assista a matéria!