Medicina da UNIFRAN é a melhor do Brasil

O curso de Medicina UNIFRAN, é reconhecido como o melhor do País, entre instituições públicas e privadas, conforme Conceito Preliminar de Curso (CPC) referente ao ano de 2019, indicador de […]

10/12/2020

O curso de Medicina UNIFRAN, é reconhecido como o melhor do País, entre instituições públicas e privadas, conforme Conceito Preliminar de Curso (CPC) referente ao ano de 2019, indicador de qualidade do Ministério da Educação (MEC).

Para os dados, divulgados em 09/12/2020 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – Inep, foram analisadas 232 graduações de Medicina e a UNIFRAN conquistou o conceito 5 (máximo), sendo o maior conceito entre todos os cursos de Medicina do Brasil (CPC Contínuo 4,17).

Divulgado anualmente, o conceito vai de uma escala de 1 a 5 e é um indicador prévio da situação dos cursos de graduação no país. Cursos com conceito 5 são de excelência, devendo ser vistos como referência. Esse conceito é composto por diferentes variáveis, que traduzem resultados da avaliação de desempenho de estudantes, infraestrutura e instalações, recursos didático-pedagógicos e corpo docente. O ranking completo está disponível neste link.

“Essa conquista demonstra todo o empenho da nossa trajetória. A UNIFRAN sempre teve bons resultados, entretanto, obter a primeira colocação nesta edição, afirma que a forma de trabalharmos a partir do tripé formado por meio da estrutura ofertada, do projeto pedagógico e formação dos professores, é o caminho certo! Além disso, expressa muitos diferenciais do nosso curso, e destaco o acompanhamento próximo que fazemos junto ao aluno desde o primeiro ano”, avalia o Prof. Dr. Sinésio Grace Duarte, coordenador do curso de Medicina da UNIFRAN.

O curso de Medicina da UNIFRAN teve início em 2012 e já formou três turmas, um total de 180 médicos. O método de ensino e aprendizagem baseado em problemas (PBL) proporciona aos futuros profissionais uma postura mais humanista e ética perante a profissão e os pacientes.

Além das diretrizes acadêmicas, a Instituição conta com laboratório com simuladores de alta fidelidade; treinamento contínuo a partir do 3º ano; inserção do aluno nas redes de saúde; estrutura laboratorial planejada e amplo ensino e inserção no estágio.

O coordenador do curso, Dr. Sinésio, argumenta, ainda, que a conquista é gratificante, sobretudo devido ao cenário de pandemia, que exigiu transformações e adaptações da Instituição junto ao aluno e do aluno junto à Instituição. “Diante desse cenário atípico, receber uma notícia como esta é recompensador! Nesse contexto, conseguimos nos reinventar e manter a nossa qualidade de ensino, pensando, inclusive, na formação futura. Além disso, adaptamos as tutorias, que foram mantidas de forma remota, e as atividades práticas presenciais foram retomadas e seguem cumprindo os devidos protocolos sanitários. Neste momento, estamos confiantes que vamos manter a UNIFRAN entre as melhores também nos próximos anos”, analisa.

Por fim, a Reitora da UNIFRAN, Profa. Dra. Katia Jorge Ciuffi, destaca que desde o início do curso, tudo foi construído com muita seriedade e esse conceito é um reflexo de todo esse esforço da coordenação, docentes e discentes. “Pretendemos evoluir continuamente, pois tanto a comunidade acadêmica como nosso entorno são beneficiados com estas conquistas, que atestam nossa qualidade de ensino. A UNIFRAN está orgulhosa com mais este indicador obtido por um de nossos cursos. O CPC confirma o comprometimento da Universidade com seus alunos”, completa.