Para celebrar Dia da Educação, curso de Jornalismo promoveu debate sobre o documentário Prova Escrita

O curso de Jornalismo da Universidade Positivo realizou, no dia 28 de abril, um webinar para celebração o Dia da Educação. Promovida junto ao Canal Futura, parceiro do curso, a […]

07/05/2021

O curso de Jornalismo da Universidade Positivo realizou, no dia 28 de abril, um webinar para celebração o Dia da Educação. Promovida junto ao Canal Futura, parceiro do curso, a atividade debateu o documentário Prova Escrita, vencedor do 10º Doc Futura. A Universidade Federal de Uberlândia – UFU também participou da ação.

O documentário retrata o trabalho de uma coordenadora pedagógica de uma escola em Seabra (BA), na Chapada Diamantina. O bate-papo tratou sobre a metodologia utilizada pela pedagoga para reduzir a evasão escolar (de 40% para 7%). A forma utilizada por ela foi ler as mensagens deixadas por estudantes nas carteiras e nas paredes em forma de textos e desenhos, entendendo esta comunicação como pedidos de ajuda dos estudantes.

Durante o debate, estudantes de Jornalismo e Pedagogia da Universidade Positivo fizeram perguntas tanto sobre o tema quanto sobre a produção do documentário. Questões técnicas foram respondidas por Luiz Gustavo Ferraz (diretor do documentário) e Lucas Brito (produtor).

A mediação foi da professora Sandra Nodari (UP) e do professor Alexandre Molina (UFU). Além deles, estiveram presentes Tiago Gomes, coordenador do Canal Futura, e a professora Janaína Barros, protagonista do doc. Ao todo, participaram 170 estudantes da UP e Federal de Uberlândia.