Reunião na Secretaria de Saúde planeja aumentar alcance do projeto Universo Prematuro

Proposta é disponibilizar Centro do Desenvolvimento Integral da Criança Pré-Termo

12/05/2022

Desenvolvido pelo Laboratório de Estratégias em Promoção da Saúde (LabLEP’S) da UNIFRAN, o Projeto Universo Prematuro foi pauta de reunião na Secretaria Municipal de Saúde de Franca.

Realizado no dia 3 de maio, o encontro discutiu a expansão do acesso da população ao aplicativo, com a proposta de disponibilizar o Centro do Desenvolvimento Integral da Criança Pré-Termo: Universo Prematuro, localizado no campus da UNIFRAN, às crianças prematuras pós-alta hospitalar e seus cuidadores.

A intenção é promover acompanhamento interdisciplinar e integrado para acolhimento e atendimento de qualidade. Uma parceria para garantir o desenvolvimento integral da criança prematura!

Estiveram presentes na reunião a Waléria Souza de Mascarenha (secretaria de Saúde), a professora Marisa Brunherotti (idealizadora do Projeto Universo Prematuro e docente da UNIFRAN), Pedro Garcia (representante da equipe de tecnologia-comunicação da Prefeitura) e Rachel Bertoni (representante da equipe de tecnologia-comunicação do Projeto).

Sobre o Universo Prematuro

Você já conhece o Universo Prematuro? Lançado em 2020, o aplicativo desenvolvido pela UNIFRAN promove auxílio a famílias com crianças nascidas com menos de 37 semanas de gestação. O projeto foi desenvolvido por professores e alunos de diferentes áreas, o que gerou interação entre a graduação e os programas de pós-graduação da UNIFRAN.

O projeto virou também documentário, intitulado “Mães de UTI”, realizado por alunos e professores do curso de Jornalismo e que pode ser conferido no canal da UNIFRAN no Youtube