A Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa, com o objetivo de criar mecanismos adicionais para estímulo à pesquisa discente e promover o fortalecimento das linhas de pesquisa da Universidade, oferece programas de Iniciação Científica.

Mais informações

Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa

De segunda a sexta-feira, das 8h às 18h

  • Contato:
    (16) 3711-8829
  • Localização:
    Av. Dr. Armando Salles Oliveira, 201

Coordenação do Curso

Prof. Nome cordenador

Programas


Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica – PIBIC/CNPq
O objetivo do Programa é despertar a vocação científica de novos talentos mediante a participação de alunos de Graduação em atividades de Pesquisa, sempre sob orientação de docentes qualificados com titulação mínima de doutor. Esse programa contribui para a formação acadêmica e profissional do aluno. Os projetos são submetidos à aprovação perante Edital institucional aberto anualmente, à comunidade acadêmica da Universidade, dentro das normas com fundamento na Resolução Normativa nº 17/2006 alterada pela RN 042/2013 e ANEXO III do CNPq, disponível no site www.cnpq.br. O número de bolsas ofertadas está vinculado à disposição orçamentária do CNPq, que informa a Universidade a quantidade de cotas disponibilizadas após envio de Relatório Institucional à agência governamental. O Programa é também avaliado, anualmente, por intermédio de um evento institucional no qual os trabalhos desenvolvidos pelos bolsistas são apresentados no idioma inglês e avaliados por assessores externos com reconhecida competência em Pesquisa.
Coordenador do Comitê Institucional das Bolsas PIBIC: Prof. Dr. Eduardo José Nassar – Currículo Lattes

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica – PIBIC – E.M./CNPq
O objetivo do Programa é fortalecer o processo de disseminação das informações e conhecimentos científicos e tecnológicos básicos, desenvolver atitudes, habilidades e valores necessários à educação científica e tecnológica dos estudantes do ensino médio. São bolsas submetidas à aprovação perante Edital Institucional aberto, anualmente, à comunidade acadêmica da Universidade, dentro das normas com fundamento na Resolução Normativa nº 17/2006, disponível no site www.cnpq.br. O número de bolsas ofertadas está vinculado à disposição orçamentária do CNPq, que informa a Universidade o número de cotas disponibilizadas após envio de Relatório Institucional à agência governamental. O Programa é também avaliado, anualmente, por intermédio de um evento institucional no qual os trabalhos desenvolvidos pelos bolsistas são avaliados por assessores externos com reconhecida competência em Pesquisa.
Coordenador do Comitê Institucional das Bolsas PIBIC – E.M.: Prof. Dr. Daniel dos Santos – Currículo Lattes

Iniciação Científica Voluntária
O objetivo do Programa é reconhecer e certificar projetos de iniciação científica que não possuem financiamento do CNPq ou Institucional ou ainda de outra agência de fomento, na instituição. Todos os alunos nesta situação devem submeter seus projetos e documentação em acordo com editais, anualmente, abertos na instituição. O Programa é também, avaliado anualmente, por intermédio de um evento institucional no qual os trabalhos desenvolvidos pelos alunos são avaliados por assessores externos com reconhecida competência em Pesquisa.

 

Documentos - PIBIC

PROCESSO SELETIVO 2024/2025 (ativo)

 

 

PROCESSO SELETIVO 2023/2024 (finalizado)

 

PROCESSO SELETIVO 2022/2023 (encerrado)

 

FORMULÁRIOS ATIVOS

 

 

NORMATIVAS

 

 

Documentos - PIBIC - E.M.

PROCESSO SELETIVO 2024/2025 (ativo)

 

 

PROCESSO SELETIVO 2023/2024 (encerrado)

 

PROCESSO SELETIVO 2022/2023 (encerrado)

 

FORMULÁRIOS ATIVOS

 

 

NORMATIVAS

 

Comitê Científico