Unifran participa de pesquisa para o controle de pragas e doenças que prejudicam a produção de cana-de-açúcar no Brasil

10/03/2020

Com o gradual, planejado e ambientalmente desejado fim das queimadas como estratégia à colheita de cana-de-açúcar no Estado, a indústria sucroenergética foi em busca de ferramentas inovadoras.

Ecologicamente adequadas, pesquisas são para combater antigas pragas e doenças prejudiciais ao cultivo da cultura, como bicudo-da-cana (Sphenophorus levis), lagarta peluda (Hyponeuma taltula) e síndrome do murchamento da cana.

O Centro de Pesquisa em Engenharia – Fitossanidade em Cana-de-Açúcar, juntamente com Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) conceberam um edital para encontrar soluções eficazes e competitivas para o controle de pragas e doenças que prejudicam a produção de cana-de-açúcar, estratégica para a economia brasileira.

O trabalho reunirá 31 pesquisadores, de nove instituições diferentes, incluindo a pesquisadora da Unifran, Alessandra Marieli e receberá um aporte de aproximadamente R$ 8 milhões durante os cinco primeiros anos de funcionamento, podendo ser prorrogado por igual período com novo aporte de recursos. 

O Jornal da Franca veiculou uma matéria com todas as informações sobre o projeto que podem ser conferidas clicando aqui.