Comitê de Ética em Pesquisa

Procedimentos


Procedimentos para o encaminhamento de projetos via Plataforma Brasil:


O encaminhamento de projetos de pesquisa ao CEPE/UNIFRAN será em fluxo contínuo, obedecendo às datas das reuniões mensais. Desta forma, os projetos deverão dar entrada com 20 dias de antecedência da reunião, instruído com as seguintes informações abaixo:


  1. O pesquisador (orientador ou aluno da Pós-Graduação) deve se cadastrar no site: http://plataformabrasil.saude.gov.br/login.jsf.


  1. Após preencher o cadastro, o pesquisador receberá um e-mail contendo uma senha e informações sobre o acesso à Plataforma Brasil, se desejar é possível alterar a senha no primeiro acesso à Plataforma Brasil (aba “Meus dados”).


  1. Passos para cadastrar um projeto de pesquisa:

- Acesse a Plataforma Brasil com seu e-mail de acesso e senha;

- Para submeter um protocolo de pesquisa clique em “nova submissão”;

- No caso de dúvidas durante o preenchimento do formulário no Sistema Plataforma Brasil consulte o Manual de Submissão ou o FAQ referente às dúvidas frequentes do CEPE/UNIFRAN;

- O campo "Upload de Documentos" deve conter como documentos obrigatórios: "Folha de rosto" (pode ser obtida no botão "Imprimir folha de rosto", que deve ser preenchida, assinada e carimbada, antes de ser feito o upload do arquivo), TCLE (o arquivo TCLE não será exigido quando for proposta a dispensa do mesmo no campo "Propõe dispensa do TCLE?" dentro do Formulário) e o Projeto Detalhado. Para fazer upload dos arquivos é necessário escolher o "Tipo de documento" e "Selecionar o arquivo" e após este procedimento é necessário clicar no botão "Adicionar". Será obrigatório adicionar os seguintes documentos: TCLE (somente modelo); Termo de Compromisso (já assinados pelos pesquisadores); Declaração Tornar-se Público (já assinados pelos pesquisadores); Declaração da Instituição responsável ou Autorização (em papel timbrado da instituição onde serão coletados os dados, assinada e carimbada pelo responsável da instituição); Questionário ou roteiro de entrevista (se for o caso); Folha de Rosto e Projeto Detalhado. Todos os modelos dos documentos citados neste item, estão disponíveis em Formulários de Encaminhamento;

- Na próxima página o sistema apresentará a tela "Finalizar";

- O pesquisador deve ler o texto informado. Esta leitura é obrigatória, caso concorde com o texto deverá selecionar a opção "Aceito termos acima" localizada abaixo do texto, habilitando assim o botão "Enviar projeto ao CEP".


  1. A notificação de pendências e o parecer do CEPE serão obtidos através da Plataforma Brasil. O pesquisador receberá um e-mail notificando da necessidade de acessar o sistema, porém é necessário o acompanhamento periódico do Sistema, já que os e-mails automáticos muitas vezes falham.


INFORMAÇÕES IMPORTANTES

 

  1. No cronograma de execução, o responsável pelo projeto de pesquisa deve ficar atento, pois se deve levar em consideração que após o encaminhamento do projeto para avaliação pelo CEPE/UNIFRAN, o resultado ocorrerá em até 60 dias. Sendo assim o início da obtenção de dados da pesquisa deverá ser 60 dias após a aprovação do CEPE.


  1. Os projetos aprovados serão LIBERADOS PARA INÍCIO DO DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA. Nessa liberação constará a data da entrega do RELATÓRIO PARCIAL/FINAL. Somente após análise e aprovação do RELATÓRIO FINAL será emitida a DECLARAÇÃO DE APROVAÇÃO FINAL DA PESQUISA, considerando-se encerrado o processo dentro do CEPE/UNIFRAN.


  1. Os projetos de pesquisa e relatórios finais deverão ser encaminhados somente via online pela Plataforma Brasil. Os relatórios finais serão encaminhados via NOTIFICAÇÃO – consultar manual em “Pesquisa com Seres Humanos” nesta página.


Os pesquisadores, que, após lerem os procedimentos e consultar os manuais e ainda apresentarem dúvidas poderão contatar a secretaria do CEPE/UNIFRAN nos seguintes horários e meios:


Horário de atendimento: segunda, quarta e sexta – 7h às 12h / terça e quinta – 13h às 17h

E-mail: cepe@unifran.edu.br / Telefone: (16) 3711-8904

Pessoalmente: Dependências da Clínica de Psicologia e Fonoaudiologia da UNIFRAN