Mestrado e Doutorado em Linguística

Apresentação


O Programa de Mestrado e Doutorado em Linguística da Unifran é composto pelo curso de mestrado, recomendado e aprovado pela Portaria Ministerial nº 524, de 29/04/2008, e pelo de doutorado, criado em 2019. O mestrado, com conceito quatro na última avaliação da CAPES, inicia o segundo ano do quadriênio 2017-2020 com a titulação de sua décima turma, cumprindo a função de contribuir para a área de Letras/Linguística e outras áreas afins por meio da formação de mestres voltados para a pesquisa no campo de estudos do texto e do discurso e para a docência de ensino superior.


Desde que iniciou suas atividades em 2006, o Programa tem recebido alunos de Franca e cidades circunvizinhas, bem como de muitas cidades de Minas Gerais e de outros estados do país.

Entre os titulados do Programa encontram-se docentes da própria IES, de universidades próximas a Franca e do estado de Minas Gerais, como a UEMG, de Institutos Federais de todo o país, particularmente o IF do Sul de Minas, assim como professores das redes pública e privada de ensino fundamental e médio. Além disso, como curso multiprofissional, tem formado arquitetos, advogados, jornalistas, designers e outros profissionais de áreas afins, que buscam a formação científica, visando ao aprimoramento de sua formação intelectual e de sua prática profissional na área de Linguística e em outras áreas afins.


Com a obtenção da nota quatro na avaliação quadrienal da CAPES, o curso de mestrado enviou para o órgão a Proposta de Curso de Doutorado Acadêmico em 2018 e obteve a aprovação de seu APCN. Assim, a Pós-Graduação em Linguística da UNIFRAN iniciou as atividades do Doutorado no segundo semestre de 2019, o que revela a maturidade, evolução e consolidação do Programa em seus 12 anos de existência.


Como o Programa nota quatro, o Mestrado em Linguística, além dos intercâmbios nacionais, firmou convênio de colaboração acadêmica com a UNAM (Universidad Nacional Autónoma de México) em 2016, por meio de seu Instituto de Investigações Filológicas, e tem promovido ações conjuntas de cooperação com a universidade mexicana. Destacam-se a seguir:


1) As duas linhas de pesquisa do Programa:

  • Discurso: Sentido, Comunicação e Representação;

  • Processos e Práticas Textuais: Caracterizações e Abordagens Teóricas.

2) Seu objetivo geral:

  • promover pesquisas sobre a linguagem e a língua em sua dimensão textual e discursiva, formar pesquisadores e profissionais de Letras e áreas correlatas para a docência do ensino superior e para outros campos de atividade profissional relacionados ao trabalho com a linguagem.

3) Seus objetivos específicos:

a. caracterizar e explicitar a língua em funcionamento, relacionando-a com a enunciação, a comunicação, as variabilidades e restrições do contexto histórico, social e ideológico;


b. formar pesquisadores e profissionais de Letras e Linguística e de áreas afins
para a docência no ensino superior e na educação básica, bem como para outros campos de atividade profissional ligados à linguagem;


c. desenvolver, sob diferentes perspectivas teóricas, projetos de pesquisa sobre a linguagem em suas dimensões textual e discursiva;


d. proporcionar aprofundamento teórico e metodológico na área a partir do debate entre diferentes linhas teóricas;


e. promover a reflexão acadêmica sistemática sobre a organização e os procedimentos textuais e discursivos que abarquem as duas linhas de pesquisa: “Discurso: sentido, comunicação e representação" e "Processos e práticas textuais: caracterizações e abordagens teóricas";


f. demonstrar a necessidade do aprofundamento de conhecimentos sobre as teorias do texto e do discurso, salientando-se a importância das teorias utilizadas e dos objetos de estudo, para a atuação acadêmica do futuro mestre;


g. divulgar e socializar os resultados oriundos das pesquisas realizadas, compartilhando conhecimento e integrando a pesquisa à dinâmica da Universidade e aos sistemas público e privado de Educação Básica.


h. contribuir para a melhoria da educação básica por intermédio da formação continuada de docentes e pesquisadores capacitados para atuar em três frentes: pesquisa, ensino e extensão.