Veja depoimentos dos alunos que participaram da XXV Univesidade de Verão de Gandia

August 2008

Os alunos Rafael Vieira, Érica Viana Albanal, Ana Rita Campos Hueto, Stella Maris Santos de Souza, Ana Carolina Malveira Ferreira e Tatiane Cruz de Carvalho, acompanhados pelo professor Dr. Agnaldo de Souza Barbosa, participaram, em julho, da XXV Universidade de Verão de Gandía, na Espanha.

Confira abaixo o depoimento dos estudantes sobre a viagem:

rafael250_1.jpgPrimeiramente gostaria de agradecer à Universidade de Franca pela oportunidade que nos proporcionou em participar da Universidade de Verão de Gandia. A Universidade de Gandia, para nós, foi uma das maiores e melhores experiências adquiridas até a presente data. Vejo esse estudo, não como um simples curso de Verão, mas sim como uma nova experiência de vida adquirida. Levando em conta todo nosso aprendizado tanto em novas culturas, povos, modo de pensar, ser, agir e etc, quanto na educação e receptividade dos mesmos.
Agradeço à Universidade de Gandia, pelos dias maravilhosos que nos proporcionaram e mais uma vez agradeço à Universidade de Franca pela oportunidade aberta aos alunos. Termino deixando a seguinte mensagem. “Se você tem um sonho, corra atrás até que se realize”.

Rafael Vieira da Silva
Tradutor e Intérprete

Participar da 25º Universidade de Verão em Gandia – Valência, na Espanha, foi uma anarita250_1.jpgexperiência inesquecível e construtiva tanto para minha vida pessoal, quanto acadêmica. Certamente superou todas as minhas expectativas, despertando desejos, sonhos e coragem para buscar novos horizontes.

Atualmente os avanços tecnológicos aproximam as culturas através dos meios de comunicação, utilizando ferramentas como a internet e desta forma temos a sensação de conhecer o mundo através de um simples clique, mas o que comprovei é que realmente não há como substituir a sensação e a emoção de viver, conhecer e aprender através do contato pessoal com outra cultura, idioma e conhecimento que estar em outro País nos proporciona.

Descobri que quando se trata de uma oportunidade para aprendermos mais, as dificuldades se tornam pequenas e o aprendizado é imenso e infinito. Desta experiência ficaram as agradáveis lembranças, os novos e queridos amigos – e que são muitos – o aprendizado e o desejo de continuar buscando novos horizontes.

Agradeço a oportunidade que a Universidade de Franca proporcionou-me e espero que este projeto possa beneficiar a mais pessoas.

Ana Rita Hueto
Comércio Exterior

stella250.jpgEsta experiência de conhecer outro país, outra cultura, foi maravilhosa e indispensável tanto para vida minha pessoal como profissional. Depois de 15 dias na Espanha o meu espanhol está perfeito. A Espanha diferentemente de alguns lugares no Brasil, muito tranquila e segura, pode-se andar na rua sozinho sem medo, pedir informações, ou seja, a Espanha é muito receptiva. Amei.

Com esta viagem quebrei vários tabus sobre o exterior como: fomos muito bem tratados por todos, eles são mais desenvolvidos, mas o Brasil não fica muito atrás, eles são muito patriotas, etc.

Gostaria de agradecer a Unifran, por esta oportunidade! E o ano que vem estarei de olho no inicio das inscrições.

Stella Souza
Turismo

erica250.jpgTer participado da Universitad de Estiu em Gandia foi uma experiência incrível. Não só pessoalmente, mas academicamente. Depois destes cursos realmente a minha concepção de Cidadania, Democracia e desenvolvimento foi alterada. Com absoluta certeza, creio que eu e meus colegas conseguimos obter uma visão de mundo extremamente diferente do que imaginávamos.

Os frutos que colhemos nesta viagem foram maravilhosos, desde estabelecimento de contatos acadêmicos à grande laços de amizade construídos. Agradeço a Universidade de Franca pela oportunidade e a Universidade de Valencia pelo imenso apoio que nos ofereceram.

Érica Viana Albarral
História

foto250_33.jpgA Universidade de Franca, juntamente com a Universidade de Valência, me proporcionaram a realização de diferentes cursos, auxiliando em minha formação como Biomédica e na carreira de docência para a qual venho me preparando no mestrado em Ciências.

Essa parceria possibilitou-me conhecer professores de diversas áreas e Universidades, permitindo novos contatos que me ajudarão na realização de minhas futuras pesquisas no doutorado. Essa experiência não só enriqueceu o meu currículo, como também me proporcionou uma visão ampla e crítica em relação a diversos aspectos tanto culturais como sociais.

Tatiane Cruz de Carvalho
Mestrado em Ciências