Universidade de Franca desenvolve pesquisa sobre telas de TV

February 2012
Estudos realizados pelo grupo de pesquisa Sol-gel da Unifran apresentaram nos últimos tempos ótimos resultados na preparação de materiais para aplicações em telas de TV, os quais podem proporcionar uma melhor resolução de imagens nos aparelhos televisores. A pesquisa sobre luminóforos é realizada pela mestranda Marcela Guedes Matos e orientada pelo professor Dr. Eduardo J. Nassar.

Segundo a mestranda, os luminóforos podem ser observados em lâmpadas fluorescentes (pó branco que reveste internamente a lâmpada), intensificadores de imagens de raios X (que proporcionam menor exposição do paciente à radiação), lasers, telas de televisores coloridos (plasma, LED e tubos) e de celulares, lâmpadas sem mercúrio, sensores e outras aplicações.

A pesquisa, que começou durante os estágios da aluna na iniciação científica, tem como objetivo melhorar a resolução de imagens nos aparelhos televisores, o que reflete em menor gasto de energia e por consequência no custo final do produto. "Outros tipos de luminóforos serão estudados durante os três anos de doutorado, a fim de melhorar a resolução desses, tornando-os aplicáveis a diversas tecnologias essenciais aos dias de hoje", revela a aluna.

O material que já é utilizado comercialmente é preparado em altas temperaturas, aproximadamente 1.500 ºC. Na Unifran esse mesmo material é preparado em temperaturas mais baixas, 110 ºC. “Na Universidade conseguimos preparar eficientes luminóforos em temperaturas mais baixas, empregando a metodologia sol-gel, que produz luminóforos bastante eficientes”, explica.

A pesquisa em fase de desenvolvimento terá continuidade nos próximos anos. Todo o projeto conta com o apoio do programa de pós-graduação em Ciências (mestrado e doutorado), agências de fomento do Brasil, além da Universidade de Franca.