Unifran sedia jornada inédita sobre Cirurgia do Joelho

August 2007

frente2502.jpgO evento contará com profissionais do Grupo de Estudo do Joelho de Campinas e de Franca

A Unifran sediará, nos dias 21 e 22 de setembro, a inédita Jornada de Cirurgia do Joelho de Franca, voltada para médicos, fisioterapeutas, educadores físicos, residentes, estudantes da área e interessados pelo assunto. O evento será realizado no Teatro Área de Saúde, situado no bloco da Odontologia da universidade.

Serão abordados temas relacionados às patologias do joelho através de conferências, mesas redondas convencionais e modernas. Haverá, no sábado, o laboratório de cirurgia artroscópica, o laboratório Hands On Linvatec, com equipamentos de última geração instalados em sala especial da universidade com vagas limitadas. As palestras e conferências serão ministradas por profissionais do Grupo de Estudo do Joelho de Campinas e de Franca.

“Na ocasião, vamos discutir temas relacionados às patologias do joelho através de várias atividades, não só teóricas, mas também práticas”, explica o coordenador da Jornada, Dr. Rodolfo Chaves Bartoci.

Os temas abordados vão desde as patologias relacionadas à osteoartrose do joelho, passando por patologias meniscais, lesões ligamentares e transtornos de cartilagens com palestra sobre o que há de recente no tratamento destas lesões. Haverá uma palestra especial, ministrada pelo fisioterapeuta Rodrigo Vasconcelos, de Campinas, sobre a reabilitação pós-cirurgica do joelho e critérios para retorno ao esporte.

A entrega de materiais e crachás será iniciada às 13h00min do dia 21 e abertura oficial da jornada será às 14h00min. Os trabalhos vão até às 19h00min da sexta e o laboratório, no sábado, terá inicio ás 08h30 e término às 12h30. Teremos coffee break para confraternização, visita aos estandes dos patrocinadores e estamos estudando a possibilidade de realizar, na sexta-feira, um jantar em lugar bastante agradável.

Mais informações pelos telefones 0800 341212 ou 0800 709 9911. Inscrições aqui

Confira a Programação

DIA 21/09/2007 – SEXTA-FEIRA

13h – ENTREGA DE MATERIAIS E CRACHÁS

14h – ABERTURA – Dr. Rodolfo Chaves Bartoci – Franca

14h10 – 14h30 – Conferência – Osteotomias e Artroplastias na Osteoartrose do joelho
Conferencista: Dr. Wilson Mello A. Jr. – Campinas

14h30 – 15h30 – SIMPÓSIO I – PATOLOGIA MENISCAL

14h30 – 14h50 – Conferência: Sutura meniscal – Indicações, tipos e estágio atual
Conferencista: Dr. Wander Edney de Brito – Campinas

14h50 – 15h35 – Mesa Redonda Convencional – Lesões
Secretário: Dr. Carlos Alberto F. Portelada – Franca
• Diagnóstico por Imagens – DR. João Soares Leite Filho – Franca – 15 minutos
• Exame Clínico e Tratamento Conservador – Quando e como? – Dr. José Olavo Moretzsohn de Castro – Campinas – 15 min
• Tratamento Cirúrgico – quando e como?
  Dr. Wilson Mello A. Jr. – Campinas – 15 min

15h35 – 16h – Conferência : Atualidades no Tratamento das Lesões Condrais do joelho
Conferencista: Dr. José Francisco Nunes – Campinas

16h – 16h20 – Intervalo – coffee break