Notícias

Unifran sedia evento de Hapkido


30
April 2008

hapkido250.jpg

veja fotos do evento 

O centro esportivo da Unifran foi sede, nos dias 10 e 11 de maio, dos Jogos Brasileiros de Hapkido e do Seminário Internacional de Hapkido.
 
No dia 10, sábado, mais de 100 atletas de vários estados do país disputaram o campeonato. Já no domingo, foi a vez dos mestres Ko ju sik, da Coréia do Sul, e do brasileiro radicado no Japão Sérgio Fernandes, ministrarem diversas técnicas durante o Seminário. Além disso, houve apresentações artísticas típicas coreanas. 
 
 
Hapkido

 
O Hapkido é uma arte marcial proveniente da Coréia do Sul, que tem como base a honra, defesa pessoal e ajuda ao próximo. A palavra ‘Hapkido’ significa "o caminho da união/coordenação/harmonia da energia universal". O Hapkido caracteriza-se por suas técnicas de projeções e torções das articulações que derrubam o agressor aproveitando sua própria força, são movimentos que se utilizam da Energia Interna (KI), baseada na filosofia da não-resistência, sem o uso da força bruta.

 

 Hapkido no Rio de Janeiro

Aconteceu no último final de semana, no Rio de Janeiro, o evento mais importante da modalidade intitulado Seminário de Hapkido – Hankido – Hankumdo – Semokwan.

Participaram do evento autoridades da Polícia Militar daquele estado, além de mestres de outras modalidades como Taekwondo, Kung Fu e Daitoryu Aikijujutsu.

Houve, também, uma visita à Academia de Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, junto ao diretor técnico da IHF (International Hapkido Federation) Chong Jae Nim Ko Ju Sik e o presidente da Confederação Brasileira de Hapkido Chong kwanjanim Sérgio Fernandes, para dar início a um seminário internacional na diretoria de ensino e instrução da Academia Militar da PM.

Logo após, a comitiva se dirigiu ao BOPE – Batalhão de Operações Especiais do Rio de Janeiro, onde foi ministrado um seminário de técnicas para seus integrantes e, também, aos do Batalhão de Formação de Oficiais da Policia Militar do Rio de Janeiro.