Unifran sedia 35º encontro do Conselho Nacional de Pós-graduandos

October 2007

anpg250.jpg

Veja fotos do evento

No dia 27 de outubro, a Unifran foi palco do 35º encontro do CONAP (Conselho Nacional de Associações de Pós-graduandos). Com o tema “Absorção de Jovens Mestres e Doutores no Mercado de Trabalho”, o evento recebeu representantes de todo o país para os debates sobre a importância da pós-graduação para o desenvolvimento do Brasil.

Debates, mesas redondas e lançamento da Cartilha Nacional do Pós-graduando fizeram parte da programação. Alberto Aggio, professor-doutor da UNESP e Tereza Dib, pró-reitora de pós-graduação da Unicamp e diretora do FOPROP (Fórum Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação das Instituições de Ensino Superior) participaram do debate sobre os desafios da pós-graduação e o desenvolvimento nacional.

A mesa redonda teve como tema “Políticas de incorporação de jovens mestres e doutores no mercado de trabalho – desafio estratégico” e teve a participação de Wilson Roberto Cunha, coordenador do programa de Mestrado e Doutorado em Ciências da Unifran, Luíza Rangel, presidente da ANPG (Associação Nacional de Pós-graduação) e João Ernesto de Carvalho, secretário da SBPC – SP (Sociedade brasileira para o progresso da ciência).

De acordo com a CAPES, o Brasil formou em 2006 cerca de 10 mil doutores e quer chegar em 2010 com 16 mil titulados por ano. No entanto, mesmo com o aumento previsto no Plano Nacional de Pós-Graduação, o país continuará a ter um número relativo muito menor de doutores formados por ano do que países desenvolvidos. Mesmo com esse crescimento, o Brasil permaneceria longe das maiores produções científicas mundiais. Além de elevarmos nossa produção, o país enfrenta um novo desafio: absorver esses titulados.

O CONAP é constituído pela diretoria da Associação Nacional de Pós-graduandos, por Associações de Pós-graduandos, federações de cursos, associações de médicos residentes de cada instituição de ensino superior ou instituição de pesquisa que mantenha programa de pós-graduação. Na Unifran, o responsável pelo CONAP é o professor Mateus Caetano, secretário geral da ANPG, docente da Unifran e aluno do curso de mestrado em Promoção de Saúde.

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (16) 8149-1974 ou pelo site www.anpg.org.br.