Unifran recebe o atleta Vanderlei Cordeiro de Lima

April 2012
vanderlei250.jpgA Universidade de Franca recebeu, no último dia 23, o atleta Vanderlei Cordeiro de Lima, no Teatro Central do campus. Na ocasião, o ex-maratonista participou de um bate-papo contando sobre sua carreira e o esporte, além de sortear brindes para a plateia.

Estiveram presentes alunos do curso de Educação Física da Unifran e o ex-velocista brasileiro, Edson Luciano. “Ficamos muito felizes em poder receber dois grandes atletas na Universidade. Foi gratificante ver a reação dos nossos alunos, que escutaram atentos o depoimento dos esportistas. O Vanderlei foi muito feliz em citar que o Brasil está carente de ídolos, de pessoas que conseguiram ultrapassar todos os obstáculos para se tornarem referência no esporte. Tenho certeza que o bate-papo foi uma excelente experiência para todos os presentes”, conta o professor Carlos Felício, do curso de Educação Física.

Vanderlei Cordeiro esteve em Franca para participar da 1ª Corrida Esportiva Alta Mogiana de Franca, com o objetivo de promover e integrar o esporte, a qualidade de vida e a saúde na cidade. A corrida aconteceu no dia 25 (domingo), no bairro Distrito Industrial, com patrocínio da Instituição.

Sobre o atleta
Vanderlei Cordeiro de Lima nasceu em Cruzeiro do Oeste, em 4 de julho de 1986. Ex- maratonista brasileiro, antes de se tornar atleta foi boia-fria. Tornou-se uma das celebridades dos Jogos Olímpicos de Atenas em 2004 quando, após liderar a maratona até cerca do 36º quilômetro, foi atacado e derrubado por um fanático religioso irlandês, o ex-sacerdote Cornelois Honran. Ajudado por alguns espectadores da corrida, retornou a prova e ainda conseguiu garantir a medalha de bronze, sendo aplaudido de pé quando entrou no estádio Panathinaikos. Por seu feito, seu espírito esportivo e humildade após a prova, Vanderlei foi ainda agraciado com a Medalha Pierre de Coubertin concedida para atletas que valorizam a competição olímpica mais do que a vitória e que é considerada uma honra atribuída pelo Comitê Olímpico Nacional.