Notícias

Unifran recebe a I Semana de Prevenção à Violência e Promoção de Cultura de Paz na Universidade


14
March 2019

Aconteceu na Unifran dos dias 25 a 28 de fevereiro, a “I Semana de Prevenção à Violência e Promoção de Cultura de Paz na Universidade”.

O evento foi promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Promoção de Saúde da UNIFRAN, juntamente com a Rede Ibero-Americana de Universidades Promotoras de Saúde (RIUPS) e o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Violência Escolar e Promoção da Saúde na Escola (VEPSE).

O objetivo foi oportunizar espaços para que estudantes, professores e demais membros da comunidade acadêmica, interagissem, refletissem e debatessem coletivamente as situações de violência que permeiam as relações interpessoais na universidade, elaborando propostas sobre como essas situações podem ser prevenidas e reduzidas, de modo a se promover relações pautadas na não-violência.

Para tanto, foram realizadas 14 oficinas, três palestras e uma mesa-redonda, nas quais participaram 1.738 pessoas ao todo, sendo elas: estudantes, professores e funcionários da UNIFRAN, além de participantes de outras universidades da cidade de Franca e região. Alguns dos temas abordados foram: autoconhecimento, bullying, comunicação, empatia, trote, violência de gênero, violência no namoro, violência sexual, entre outros.

As atividades foram desenvolvidas por especialistas na área da violência, docentes da UNIFRAN, da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Universidade Federal da Paraíba (UFPb), Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e Universidade de São Paulo (USP). As sugestões dos participantes, visando a promoção de cultura de paz na universidade, serão analisadas pela UNIFRAN, de modo a se verificar a possibilidade de serem implementadas em âmbito institucional.