Unifran realiza primeiro encontro de Jovens Empregados do Consórcio Social da Juventude

March 2009

antoniomauro250.jpgNo próximo sábado, 07/03, a Associação de Ecologia e Pesquisa de Franca – ECOFRAN realizará às 10 horas, no Teatro Central da Universidade de Franca – UNIFRAN, o 1º Encontro de Jovens Empregados do Consórcio Social da Juventude – Identidade Própria. A cerimônia reunirá, pela 1ª vez, todos os jovens participantes do projeto que obtiveram o seu Primeiro Emprego após o término do mesmo. (Na foto ao lado,o Professor Antonio Mauro Alves, coordenador do projeto e Diretor Presidente da ECOFRAN, entrega carteira assinada para um dos participantes do projeto).

Na oportunidade, será promovida uma troca de experiências entre ex-alunos com o objetivo de proporcionar relevante aprendizado acerca do dia-a-dia profissional de diferentes funções e empregos.

Tal evento contará com a presença de autoridades e empresários dos 33 municípios participantes Consórcio, que terão a oportunidade de visualizar o sucesso obtido por estes jovens perante o mercado de trabalho.

O PROJETO

O Consórcio iniciou seus trabalhos no dia 05 de maio de 2008, com 2080 jovens, distribuídos em 33 municípios da macro-região de Franca, tendo como primeira etapa o Módulo de Qualificação Básica. Este primeiro módulo constituiu-se de 200 horas/aula das seguintes disciplinas: Português, Matemática, Práticas Esportivas, Saúde e Qualidade de Vida, Ética e Cidadania, Cooperativismo, Empreendedorismo e Inclusão Digital.

As aulas do Módulo Profissionalizante foram ministradas na Universidade de Franca, reunindo assim os jovens de todos os 33 municípios. A matriz curricular do Projeto ofereceu as seguintes áreas de profissionalização: Rotinas Administrativas, Agronegócio, Gastronomia, Artesanato, Beleza e Estética, Atendimento ao Público, Construção Civil e Turismo e Hospitalidade. “A principal função do projeto, é oferecer ao jovem a capacitação necessária para ingressar no mercado de trabalho, na busca pelo primeiro emprego”,diz professor Antonio Mauro.