Unifran realiza Jornada do curso de Nutrição

March 2012
nutricao250_7.jpg(Matéria produzida pelo aluno Tiago Rodrigo, aluno do 4º ano do curso de Jornalismo)

Acontece nos dias 27, 28 e 29 de março, o ciclo de palestras da semana do curso de Nutrição, no Teatro Central da Unifran (Universidade de Franca), nos períodos matutino e noturno. A Jornada contará com sete palestras, mesa de degustação de produtos à base de soja e uma apresentação em cada período do programe software Design, apresentado pela nutricionista e Gerente de Marketing da Nutrilife – Software de Nutrição, Fernanda Duran Altimari.

Segundo a coordenadora do curso de Nutrição da Unifran, Cláudia Haddad, a Jornada não apresenta uma temática específica, pois as palestras irão abordar todas as áreas de atuação da Nutrição no mercado de trabalho. “A Jornada ensinará o estudante de Nutrição a ter uma noção de mercado. Os palestrantes vão mostrar tudo que é desenvolvido em seus trabalhos e contar suas experiências no mercado de trabalho”, explica.

A taxa de inscrição para o ciclo de palestras é de R$ 20,00 para estudantes e visitantes que irão acompanhar os três dias. As inscrições podem ser feitas na secretaria da Unifran ou pelo site www.unifran.br/extensao.
Mais informações: 0800 341212

Programação:

27 de março

8 horas – Palestra: Os benefícios da soja
Responsáveis: Equipe de profissionais nutricionistas do Ponto Natural – Produtos Naturais. Empresa estabelecida desde 1985, hoje, com 10 lojas franqueadas.

9 horas – Mesa de degustação de produtos á base de soja.

10 horas – Palestra: Banco de leite humano: do controle de qualidade aos ensaios de proficiência. Palestrante: Anália Ribeiro Heck – Enfermeira pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Atua no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP. Responsável pela montagem do BLH do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto em 1976. Assistente técnica de direção nível II, junto ao Banco de Leite Humano do HCFMRP – USP e supervisora de estágios.

19h30 – Palestra: HIV e a síndrome da lipodistrofia.
Palestrante: Rebeca Antunes Beraldo – graduada em Nutrição e Metabolismo FMRP – USP. Aprimoramento e especialização em Nutrição pelo Hospital das Clínicas FMRP – USP. Atualmente mestranda pelo departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP.

28 de março

8 horas – Apresentação: Programe Software Design e Consultoria Ltda. Pela nutricionista e gerente de marketing da NUTRILIFE – SOFTWARE DE NUTRIÇÃO. Fernanda Duran Altimari.

10 horas – Palestra: Técnicas para elaboração de cardápios para o PNAE.
Palestrante: Dra. Graziela Vieira Bassan dos Santos – doutora em Enfermagem em Saúde Pública – USP. Graduação pela Universidade do Sagrado Coração – USC – Bauru. Mestrado em Enfermagem em Saúde Pública – USP. Nutricionista responsável pela Elaboração de Cardápio da Alimentação Escolar do Município de Ribeirão Preto.

19h30 – Palestra: Auditoria e Consultoria em alimentação e nutrição.
Palestrante: Carla Cristina Gonçalves – nutricionista. Graduada pela UNESP de Botucatu. Especialização em Diabetes e Hipertensão pela Secretaria Municipal de Saúde – Ribeirão Preto. Curso de Aprimoramento em UAN UPR. Proprietária da Nutrinova Consultoria Nutricional em Ribeirão Preto desde 2005. Experiência em consultoria desde 2004 – Nutricionista da Unimed de Serrana desde 2008.

21 horas – Apresentação: Programe Software Design e Consultoria Ltda. Pela nutricionista e gerente de marketing da NUTRILIFE – SOFTWARE DE NUTRIÇÃO. Fernanda Duran Altimari.

29 de março

8h30 – Palestra: Saúde e nutrição começam pela panela.
Palestrante: Dra. Késia Diego Quintaes – Doutora e mestre, pela UNICAMP. Atua como professora de Nutrição Humana na Escola de Nutrição da Universidade Federal de Ouro Preto e pesquisadora convidada do Núcleo de Estudos e Pesquisas em alimentação da UNICAMP. Professora permanente do mestrado em Saúde e Nutrição, da Escola de Nutrição da Universidade Federal de Ouro Preto. Parecerista de vários periódicos científicos nacionais e internacionais e consultora ad hoc de agências de fomento à pesquisa. Líder de grupo de pesquisa cadastrado pelo CNPq.

10h30 – Palestra: Proteínas, Aminoácidos e Ergogenia: definição de conceitos e procedimentos, funções e aspectos fisiológicos, mitos e práticas.
Palestrantes: Dr. Cassiano Merussi Neiva – pós-doutorado em Bioquímica – Metabolismo e Bioenergética. (Faculdade de Medicina de Botucatu – UNESP, 2000) e Nutrición, Control de La Obesidad y Sobrepeso y La performance Humana. (Universidad Politécnica de Madrid, UPM, Espanã, 2004). Livre-docência no conjunto de disciplinas: Metabolismo; Fisiologia do Esforço e Custo Energético; Nutrição Humana; Atividade Física e Saúde; Antropometria (UNESP – 2009). Coordenador do Laboratório de Metabolismo e Fisiologia do Esforço (MEFE) da Faculdade de Ciências – UNESP – Bauru. Pesquisador convidado da Universidad Politécnica de Madrid – Depto. De Salud, Nutrición y Rendimiento Humano – Madri – Espanha (desde 2004).