Unifran realiza abertura oficial do projeto Escola de Fábrica

May 2007

escola250.jpgVeja fotos da abertura

Foi realizada, no último dia primeiro de junho no teatro central da Unifran, a abertura oficial do programa Escola de Fábrica. O projeto criado pelo Governo Federal conta na região com a gestão da Unifran e a parceria de nove cidades da região.

De acordo com Clóvis Ludovice, reitor da Unifran, o programa viabiliza a formação profissional de jovens carentes entre 16 e 24 anos através do próprio ambiente empresarial, aproximando o setor produtivo aos processos educacionais. Além da capacitação, os jovens vão receber R$ 150,00 durante 6 meses de ajuda de custo.

O evento reuniu 220 estudantes selecionados para o projeto, os prefeitos de Cristais Paulista, Guará, Ipuã, Itirapuã, Santo Antônio da Alegria, Cássia, Ibiraci e Patrocinio Paulista, representantes das empresas formadoras e professores que participaram na universidade da capacitação para ministrar as aulas do projeto. Democrata, AERF, Ferracini e CIESP são instituições que dão todo o suporte para a realização do programa.

Os alunos serão divididos em 11 turmas nos cursos de Agropecuária, Construção Civil, Calçado, Instalações Elétricas, Mecânica, Têxtil e Cerâmica.

Segundo o prof. Antonio Mauro Alves, coordenador do setor de Relacionamento e Vendas da Unifran e responsável pela gestão do programa na universidade, os cursos terão duração de aproximadamente seis meses, divididos em três etapas: aulas de conhecimentos básicos (120 horas), conhecimentos transversais (120 horas) e conhecimentos específicos (360 horas), sendo a maior parte da carga horária deverá ser passada dentro das empresas envolvidas no programa.

A seleção dos participantes foi feita por meio de uma prova aplicada no dia 16 de março deste ano. Foram 10 questões de múltipla escolha e uma redação. A classificação final foi divulgada através de edital e site da Unifran no dia 22 de março.