UNIFRAN promove o evento Retórica, Multimodalidade e Fake News

junho 2019

A Universidade de Franca – UNIFRAN, promoveu em 31/05, das 19h às 22h30, o evento “Retórica, Multimodalidade e Fake News”. A programação trouxe uma série de palestras, ministradas por pesquisadores da região, que discutiram sobre notícias falsas e a influência dos discursos linguísticos nas decisões judiciais.

O doutor em Ciências da Comunicação e docente do Programa de Pós-graduação em Linguística da UNIFRAN, Fernando Aparecido Ferreira, ministrou a palestra “Retórica e Multimodalidade”, explorando modos como a linguagem escrita, falada e visual podem construir significados. O mestre em Direitos Coletivos e Cidadania, Wendell Luis Rosa, falou sobre Fake News nos tempos atuais.

Já o doutor em Língua Portuguesa e docente do Programa de Linguística da UNIFRAN, Acir de Matos Gomes, foi o terceiro palestrante da noite e propôs aos ouvintes uma discussão sobre como o uso de técnicas na linguagem pode influenciar na forma como a Justiça será aplicada nos tribunais.

“A ciência é um campo que ajuda a dar respostas nas nossas vidas. Vamos abordar onde é possível encontrar a retórica em diversas partes: nas obras de artes, nos textos, na música, em textos judiciais, etc. Também faremos uma interlocução entre Direito e Linguística, como é que a linguagem é capaz, ou não, de ser aplicada no discurso falado ou escrito para se criar uma verdade, capaz de influenciar na aplicação do direito e da justiça”, detalhou o prof. Acir de Matos.

“Se é por meio da linguagem que o ser humano constitui e revela sua personalidade, nos processos judiciais também há essa revelação. No momento em que há essa revelação, é possível que a aplicação do caso concreto tenha julgamento diferente, embora a lei seja a mesma. A interpretação de uma lei e de um fato pode mudar de acordo com o juiz, com as pessoas que estão envolvidas, de acordo com as provas que foram produzidas, ou seja, de acordo com os discursos proferidos”, comenta o professor Acir de Matos. “Vamos discutir sobre como é possível encontrar equilíbrio ou quem pode obter vantagem nesse cenário, muitas vezes conturbado” completa.

O evento, que foi uma atividade de extensão universitária promovida pelo Programa de Linguística, aconteceu no Teatro Central da Universidade de Franca, aberto para estudantes e a comunidade.

Além das palestras, o evento também marcou o lançamento oficial do livro “Retórica e Multimodalidade”, de autoria do grupo PARE (Pesquisa em Argumentação e Retórica), que também está vinculado ao Programa de Pós-graduação em Linguística da Unifran.