Notícias

Unifran promove Exposição Itinerante Bienal José Miguel Aroztegui


11
November 2008

arquitetura250_4.jpgO curso de Arquitetura e Urbanismo da UNIFRAN, sob o comando da Profª Dra. Ruth Montanheiro Paulino, apresenta entre os dias 10 a 14 de novembro, no salão de exposições do bloco verde, a Exposição itinerante “Bienal José Miguel Aroztegui”. A exposição é relativa aos trabalhos premiados no concurso de 2007, durante o Encontro Nacional de Conforto no Ambiente Construído realizado em agosto de 2007 na cidade de Ouro Preto, MG.

A Bienal José Miguel Aroztegui consiste em um Concurso Estudantil Latino-Americano de Arquitetura Bioclimática, promovido pelo Grupo de Conforto e Eficiência Energética da Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (ANTAC). Acontece sempre nos anos ímpares, juntamente ao Encontro Nacional sobre Conforto no Ambiente Construído (ENCAC).

O objetivo da Bienal é promover e incentivar a incorporação das técnicas bioclimáticas na construção do habitat humano, visando otimizar sua qualidade ambiental e sua eficiência energética por meio do uso privilegiado de recursos naturais renováveis.

O público-alvo são estudantes de qualquer curso de graduação relacionado ao ambiente construído e oferecido por alguma instituição latino-americana de ensino superior.

Arquitetura Bioclimática é aquela em que a qualidade ambiental e a eficiência energética são obtidas por meio do aproveitamento racional dos recursos da natureza, de modo a contribuir com o equilíbrio do ecossistema no qual está inserida.

"A importância da exposição está em divulgar técnicas e soluções que garantam uma arquitetura sustentável e mais eficiente no que diz respeito ao consumo de energia e na garantia do conforto dos usuários", relata Ruth.