Unifran participa do III Colóquio Internacional de Análise do Discurso

October 2012

IIIA Universidade participou nos dias 24 a 26 setembro do III Colóquio Internacional de Análise do Discurso.

O evento aconteceu  n Universidade Federal de São Carlos com o objetivo de  reunir grupos de pesquisas da área de Análise do Discurso e  promover suas produções acadêmicas.

A Unifran teve o trabalho de 16 pesquisadores (alunos e professores) aprovados para apresentação oral. Dentre eles, os professores Acir e Diane apresentaram seus trabalhos no dia 24.

O Professor Acir de Matos Gomes discorreu sobre seu trabalho intitulado "Mulher e identidade discursiva na legislação brasileira". Já a Profa  Diane Heire Silva Paludetto falou sobre seu trabalho intitulado "A exclusão legitimada na Constituição Federal brasileira".

O evento propiciou a reflexão e a promoção do debate em diferentes abordagens temáticas e teóricas. Os resultados das pesquisas de Acir e Diane já haviam sido demonstrados em outros eventos nacionais e internacionais. No III CIAD, juntamente com o grupo de pesquisas GTEDI, certificado na Universidade de Franca, a profa. Diane Paludetto buscou mostrar aos ouvintes como o princípio da igualdade, previsto na Constituição Federal brasileira, pode se transformar em letra morta para uma categoria de pessoas, na qual estão inseridos os empregados domésticos. O prof. Acir de Matos Gomes, por sua vez, com muita propriedade discorreu sobre a identidade discursiva da mulher na legislação brasileira.