Unifran participa do I Congresso Caipira de Educação Médica

Maio 2019

Aconteceu nos dias 25, 26 e 27 de abril o I Congresso Caipira de Educação Médica, na Faculdade de Medicina (FACERES) de São José do Rio Preto.

O evento que nasceu da parceria da FACERES com outras escolas da região norte e nordeste do Estado de São Paulo, todas agregadas em um consórcio com fins avaliativos: o Consórcio Caipira de Escolas Médicas, começou apenas com 9 escolas e atualmente já conta com 14 participantes.

Desde o início, a Unifran, através do Curso de Medicina, tem sido parceira e forte protagonista na participação e elaboração das avaliações conjuntas, o que neste congresso não se mostrou diferente. Estiveram presente no evento, entre alunos e docentes, representantes da maioria das escolas médicas do Estado de São Paulo, que hoje já conta com 65 faculdades de Medicina.

Como convidados palestrantes representando a UNIFRAN, estiveram presentes os professores: Sinésio Grace Duarte, Robson de Oliveira Dutra, Maria Auxiliadora M. C. Pedigoni e Marcus Vinicius Jardini Barbosa. Participaram ainda, os professores: Edson Alves Margarido, Lelia A.R. Margarido, Rodrigo T. Silva, Karine A. Cintra, Cristiane P. Garcia e Bárbara R. A. M. Nascimento. Estiveram presentes também, os alunos: Gabriela A. Bonilha e Atner G. Rodrigues, que contribuíram na organização do evento.

E o melhor de tudo, foi que o Curso de Medicina, ganhou primeiro lugar com a apresentação de um trabalho sobre relatos de experiências exitosas para acolhimento de alunos ingressantes.

Entre os trabalhos enviados e aprovados para apresentação na forma de pôster por docentes e alunos, predominaram os temas humanização, ética e acolhimento, todos relatando experiências aplicados no curso em anos anteriores.

O destaque foi para o estudo “Projeto de Mãos Dadas – Estratégias para conhecer e acolher estudantes iniciantes” conduzido pela Profa. Marcia S. Zanovello Duarte e colaboradores, que ao final do congresso recebeu o prêmio de melhor trabalho apresentado na categoria de experiências exitosas.

A Unifran parabeniza a iniciativa dos professores e a premiação. Este olhar externo, reafirma o compromisso com os valores do curso e da Instituição.

Conheça abaixo, os trabalhos apresentados pelos professores e alunos da Unifran durante o evento:

1. Os desafios de construir o ensino da ética na formação médica: oficina pedagógica como facilitadora do aprendizado.

Autores: Lopes, D.N. F.; Trigo, A.A.; Garcia C.P.P; Duarte, M.S. Z.; Nogueira R.L.; Aros, M.S. – Docentes Curso Medicina Unifran.

1. Habilidade de Comunicação como estratégia para Humanização na formação médica.

Autores: Duarte, M.S. Z.; Deghaid S.Z.D.; Duarte, S.G. – Docentes Curso Medicina Unifran.

1. Projeto “Mãos Dadas”: estratégia para conhecer e acolher estudantes iniciantes.

Autores: Mazer, T.A.S.; Pedigone, M.A.M.C.; D.N. F.; Margarido, L.R.A.; Garcia C.P.P; Duarte, M.S. Z.; Aros, M.S.; Deghaid S.Z.; D; Duarte, M.S. Z. – Docentes Curso Medicina Unifran.

1. A experiência docente na pratica da avaliação formativa: alcances, dificuldades e formas de incrementar a utilização dessa ferramenta na formação médica.

Autores: Garcia, C.P.P*; Bunherotti, M.A.A.**; Duarte M.S.Z.***; Duarte; S.G.***

*Docente do Curso de Medicina e doutoranda do programa de pós-graduação em Promoção de Saúde da Universidade de Franca

**Docente do Curso de Medicina e do Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde da Universidade de Franca

*** Docentes do Curso de Medicina da Universidade de Franca