Unifran oferece mestrado em veterinária e doutorado em Ciências

October 2006

mestradodentro.jpgA instalação oficial dos novos cursos aconteceu na sexta (27), às 10h, em sessão solene no Teatro Central da Universidade

Clóvis Eduardo Pinto Ludovice, reitor da Unifran instalou oficialmente no Teatro Central da universidade dois novos cursos de pós-graduação que terão início em março de 2007: mestrado acadêmico em Cirurgia e Anestesiologia Veterinária e doutorado em Ciências, ambos aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A Universidade de Franca será a segunda instituição particular do país a oferecer este curso de doutorado, que já inicia com conceito quatro.

Com maior ênfase em Química, o doutorado terá interface com a Biologia, o que possibilita o ingresso de candidatos graduados em Química, Biologia, Biomedicina, Farmácia e outras áreas afins. Serão oferecidas oito vagas e o processo de seleção será por análise de currículo documentado.

De acordo com o Prof. Dr. Wilson Cunha, coordenador do doutorado, o nível de exigência do Comitê de Química da Capes é ainda maior quando se trata de curso de doutorado, mas ele acredita que a estrutura da universidade, aliada ao excelente nível do corpo docente, bem como ao apoio institucional foram fundamentais para esta conquista. “Normalmente os cursos de doutorado iniciam com conceito três e nós já começamos com conceito quatro. Isso é um grande incentivo e mostra que estamos preparados para oferecer o melhor aos nossos alunos”, explica Dr. Wilson.

Medicina Veterinária – O curso de mestrado em Cirurgia e Anestesiologia Veterinária será dividido em duas áreas de concentração: Dor e Analgesia, com linhas de pesquisa em técnicas de analgesia e anestesia epidural; e Videocirurgia, com linhas de pesquisa em laparoscopia e toracoscopia experimental.
O prof. Dr. Juan Carlos Duque Moreno, coordenador do curso afirma que 10 docentes compõem a equipe responsável por ministrar as aulas e orientar os alunos. De acordo com ele, o histórico da Unifran, a qualidade da proposta enviada, bem como os excelentes currículos dos pesquisadores envolvidos foram fundamentais para a aprovação do curso, que tem como foco formar pesquisadores e docentes.

Os alunos matriculados terão que cumprir 100 créditos (incluindo a dissertação) em no máximo 24 meses e deverão ser graduados em Medicina Veterinária.

Os cursos de doutorado e mestrado serão acompanhados anualmente pela Capes através dos relatórios enviados pela universidade. A cada três anos são feitas novas avaliações que podem modificar ou não os conceitos dos cursos.

Outras informações sobre os cursos e os editais completos, com toda a regulamentação, já estão disponíveis no site www.unifran.br (no link da pós-graduação) ou na secretaria da pós-graduação, no bloco Bordo.