Unifran oferece graduação em Física

November 2006

fisicadentro.jpg O novo curso de licenciatura é focado no estudo dos fenômenos naturais e das grandes teorias

A Universidade de Franca promove processo seletivo para a primeira turma de graduação em Física da instituição. O curso é noturno, com duração de 3 anos, e há 60 vagas. A licenciatura na área habilita o profissional a ministrar aulas no ensino médio em escolas públicas e privadas. A produção de material didático (livros, paradidáticos, softwares, materiais de apoio às aulas experimentais) também faz parte das alternativas no mercado de trabalho. Além disso, o curso propicia ao aluno o desenvolvimento e a participação em projetos e pesquisas destinados à área de educação.

Nas última duas décadas, a física foi uma das ciências que mais revolucionaram a compreensão humana da realidade. Devidos ao impacto causado pelas descobertas na área, o licenciado possui uma grande responsabilidade em transmitir e renovar os conceitos que adquire, por isso necessita de uma formação ampla e atenta às novas tecnologias. De acordo com a Profa Lucinda M.F.Rodrigues Coelho, diretora do curso na Unifran, “o principal objetivo da nova graduação é garantir aos seus egressos uma formação sólida, baseada em conteúdos específicos e de áreas afins, ambos necessárias ao exercício do magistério”.

No currículo de Física são considerados: os conteúdos propostos pelas diretrizes curriculares; o desenvolvimento da capacidade de observação de fenômenos naturais através da realização de experimentos; o desenvolvimento da capacidade de abstração através do estudo de modelos matemáticos para fenômenos naturais; o estudo de aspectos históricos do desenvolvimento de modelos físicos; o relacionamento entre os vários campos da Física; a interação com outras áreas do conhecimento; a abordagem articulada entre conteúdos e metodologias; a instrumentação para o uso da informática e o uso de materiais concretos no apoio aos processos de ensino e aprendizagem. Além disso, o aluno receberá formação didática, pedagógica e em tecnologia para ter o domínio total das ferramentas de ensino existentes.

O processo seletivo 2006 da Universidade de Franca (Unifran) será realizado em duas datas e vai atender a regiões distintas. Nas cidades mineiras de Formigas, Patos de Minas, Poços de Caldas, Pouso Alegre, e Varginha, e em Vitória da Conquista, na Bahia, a seleção ocorre no dia 18 de novembro e o prazo para inscrições se encerra no dia 10 de novembro. Já em Franca (SP), Barretos (SP) e Ituverava (SP), a data da avaliação é 02 de dezembro, e a inscrição vai até o dia 24 de novembro. Os candidatos podem ser avaliados e classificados por prova; via resultado obtido no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) ou por análise do Histórico Escolar do Ensino Médio. Outras informações pela Central de Atendimento (0800-341212 e 0800-701-9911) ou pelo site www.unifran.br.