Unifran lança o Salve Bixo!: programa de recepção de alunos 2007

January 2007

irmas250.jpgAs três irmãs de Holambra, duas gêmeas, que comoveram o Brasil no caso do transplante de rim fazem parte das atividades

Salve Bixo! É o nome da campanha de recepção de alunos que a Universidade de Franca (Unifran) lançou este ano para acolher os universitários. O nome foi escolhido devido a sua dupla interpretação: além de uma saudação tem conotação afirmativa de “salvar” (ajudar) o próximo, que norteará as campanhas de arrecadação de alimentos e de doação de sangue, que são as atividades principais do programa.

A campanha promoverá um concurso entre as turmas com o objetivo de arrecadar alimentos, que serão doados a instituições beneficentes, e também de coletar sangue nos hemocentros da cidade de Franca e região para aumentar os estoques dos mesmos. Para os alunos, a campanha será lançada pela reitoria e pró-reitorias, na primeira semana de aula, a partir do dia 5 de fevereiro. As turmas serão recebidas diariamente, divididas por série, no Teatro Central (período diurno) no Centro Esportivo (período noturno) do campus.

Os alimentos serão coletados em cinco estandes montados nas salas dos professores de cada bloco e valerão um ponto a cada quilo entregue. As doações de sangue serão feitas nos hemocentros e os comprovantes devem ser entregues nos mesmos estandes e valerão dez pontos cada. Vencerão a campanha, as três turmas (classes) que conseguirem acumular mais pontos até o dia 16 de março. bixo_1.jpg

O primeiro lugar ganhará uma Tv 29’ e um DVD; o segundo lugar, uma máquina fotográfica digital de 6.0 pixels; e o terceiro lugar, um aparelho de mp3. De acordo com Sabrina Gomes Novais, assessora de assuntos comunitários e culturais da Unifran, a empresa francana de cosméticos Duetto Super é parceira da campanha. “A empresa doou uma tonelada de alimentos e as premiações que daremos às turmas vencedoras”, afirma Sabrina.

Palestras – Três palestras, entre os dias 12 e 15 de fevereiro, todas às 20h, no teatro central da universidade, também fazem parte da programação de recepção de calouros. No dia 12, o Prof. Dr. Daltro de Oliveira Carvalho fará palestra sobre “Responsabilidade Social Empresarial”. No dia 14 será a vez das três irmãs de Holambra, duas gêmeas, que se submeteram a transplante de rim e fundaram a ONG Doe Vida, discutirem com os estudantes a importância da doação de órgãos. O encerramento do ciclo de palestras acontece no dia 15, com o tema “Trabalho Voluntariado Universitário”, que será abordado pela Profª  Dra. Cléria Pucci Bueno.

Segundo o Dr. Nilton Colmanetti, Pró-Reitor Comunitário e de Apoio ao Estudante da Unifran, a recepção será tranqüila, festiva e alegre. “Contamos com a participação e apoio de todos os veteranos e calouros e temos certeza de que eles vão participar das ações sociais, mostrando estar preparados e amadurecidos para freqüentar uma universidade receptiva e fraterna”, explica.

Outras informações podem ser obtidas no site www.unifran.br ou pelo telefone 0800-341212.