Notícias

UNIFRAN lança aplicativo para auxiliar no cuidado de bebês prematuros


21
novembro 2019

A UNIFRAN lançou o aplicativo Universo Prematuro que tem por objetivo auxiliar pais e cuidadores de bebês prematuros. Desenvolvido por pesquisadores do Laboratório de Estratégias em Promoção da Saúde do Programa de Mestrado e Doutorado em Promoção da Saúde, com o apoio do curso de Design e do setor de Tecnologia da Informação, o aplicativo é o primeiro voltado ao acompanhamento longitudinal de crianças nascidas prematuras.

O projeto Universo Prematuro faz parte de pesquisa que propõe a intervenção digital para assegurar o desenvolvimento integral de crianças nascidas prematuras durante seus primeiros anos de vida. O app, com mesmo nome do projeto, visa oferecer aos cuidadores de bebês orientações, informações, acolhimento diário e acompanhamento domiciliar de especialistas de diversas áreas.

Garantir o acompanhamento da criança prematura favorece o alcance dos marcos de desenvolvimento e faixa de crescimento esperado. Segundo a Profa. Dra. Marisa Afonso Andrade Brunherotti, docente do curso de Mestrado e Doutorado em Promoção da Saúde, “os bebês prematuros necessitam de acompanhamento para que se desenvolvam de forma saudável. Mas, muitas vezes, a família ou seus cuidadores encontram algumas dificuldades para o suporte ou para uma estrutura que atenda a necessidade do período pós hospitalar”.

Desenvolvido em parceria internacional da Universidade de Lisboa, o app representa uma tecnologia inovadora voltada para a área da saúde, alcançando um grupo de alta vulnerabilidade e conta com avaliação e orientação de profissionais preparados e qualificados.

A pesquisa tem apoio financeiro da FAPESP e, inicialmente, selecionará bebês na Santa Casa de Franca, que conta com uma parceria acadêmica com a UNIFRAN. A expectativa é auxiliar 110 famílias e cuidadores de crianças prematuras durante o período da pesquisa, podendo ser ampliado para a comunidade de Franca e região.

Você pode conhecer mais e fazer download do app por meio do QR code: