Unifran inicia ensaios do Coral

April 2009

coral250_2.jpgO aluno do 4º ano do Curso de Fonoaudiologia, Franco Luiz Piérre, professor de técnica vocal do Centro Municipal de Artes de Barretos, regente do Coral e da Orquestra Bravíssimo de Barretos é o atual responsável pela formação de novos coristas da Universidade de Franca. Os ensaios já começaram, mas ainda é possível que interessados participem do grupo.

Inicialmente a idéia é formar o coral com apenas vozes femininas e, posteriormente, de acordo com a demanda, o grupo poderá ser composto também por vozes masculinas. Além da função músico-cultural, o objetivo deste projeto é desenvolver, em parceria com os professores do Laboratório de Voz do Curso de Fonoaudiologia, estudos sobre a voz cantada sob uma abordagem fonoaudiólogica mediante a prática do canto coral e proporcionar o conhecimento artístico por meio da manifestação cultural.

O repertório escolhido será eclético: músicas eruditas (Música Renascentista, Música Barroca, Trechos de Óperas), populares (MPB, Bossa Nova, Pop Rock, Samba), regionais (Músicas Folclóricas e Cantigas de Roda) e religiosas (Música Sacra e Gospel).

Os interessados podem procurar o Maestro Franco Pierre nos dias dos ensaios, estes acontecem no Teatro Central da Universidade de Franca, às terças-feiras, das 19h10 às 20 horas. O novo coral da universidade já está à disposição para apresentação culturais em eventos da cidade e da região. Mais informações pelo telefone: 3711.8743

Breve currículo do maestro

Franco Luiz Piérre iniciou seus estudos de Canto Lírico aos 16 anos com a Maestrina Gisele Ganade, na Companhia de Ópera Minaz, de Ribeirão Preto, onde participou de diversas óperas e concertos por todo o Estado. Posteriormente, iniciou seus estudos de Regência Orquestral e Especialização em Canto Lírico no Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos, de Tatuí.

Durante sua carreira como maestro dirigiu vários grupos musicais:

– Coral Jovem de Barretos, do Centro Municipal de Artes, do qual foi regente e fundador;
– Coro de Angelis da Catedral do Divino Espírito Santo de Barretos, também regente e fundador;
– Coral Meninos Cantores de Barretos;
– Coral Espírita Gerônimo Mendonça de Barretos;
– Coral do Projeto Guri da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo;
– Orquestra Sinfônica Jovem de Barretos.

Atualmente, é professor de Técnica Vocal do Centro Municipal de Artes de Barretos, regente do Coral e da Orquestra Bravíssimo de Barretos, estudante da 4ª série do Curso de Fonoaudiologia da Universidade de Franca e regente do Coral da Universidade de Franca.