Notícias

Unifran faz plantão de apoio ao estudante na primeira semana de aulas


22
February 2006

apoio.gifA central explica sobre os 26 serviços permanentes da universidade e ainda dá informações sobre bolsa de estudos, transporte urbano, imobiliárias e banco de dados de repúblicas

Do dia 13 a 17 de fevereiro, das 8h às 22h30min, todos os estudantes matriculados na Unifran poderão contar com o plantão de Apoio ao Estudante. O objetivo da iniciativa é facilitar o acesso dos alunos e de seus familiares a informações sobre moradia, alimentação, transporte, bolsas de estudos entre outros. “Mais da metade de nossos alunos mora em outras cidades e vêm com os pais nos primeiros dias de aula para procurar acomodação e infra-estrutura para viabilizar os estudos. Assim, ajudamos nessa tarefa e também damos mais segurança aos pais, mostrando que dentro do campus é possível ter acesso a vários serviços, inclusive, alimentação e saúde”, explica André Luis de Andrade Melo, pró-reitor adjunto de Ação Comunitária e Estudantil.

Neste plantão estão sendo oferecidos folders de imobiliárias da cidade com anúncios de apartamentos próximos à Unifran ou em locais privilegiados da cidade, com informações completas da documentação necessária para fazer o contrato, valor e condições do imóvel. As empresas de transporte urbano também informam os itinerários e horários de todos os ônibus que dão acesso ao campus. Além disso, o plantão está formando um banco de dados de república. Os estudantes interessados em montar repúblicas deixam seus dados e um breve perfil que fica cadastrado na rede. Posteriormente a pró-reitoria fará a análise dos cadastros, colocando pessoas com perfis semelhantes em contato para um possível formação de república. Todas as alternativas que a universidade oferece em relação a bolsas de estudos, desde o Fies até convênios com prefeituras e associações, também são informadas neste plantão.

No mesmo local, a Pró-Reitoria Comunitária de Apoio ao Estudante está esclarecendo dúvidas e divulgando todos os 26 serviços que oferece aos alunos matriculados durante todo o ano dentro do campus. “Ao ingressar em uma universidade, os estudantes passam por várias transformações que podem influenciar seu rendimento acadêmico e até sua vida particular. Através destes serviços identificamos as dificuldades que esta mudança causa aos alunos e oferecemos programas para ajudá-los, além de uma ampla infra-estrutura de serviços básicos como Correios, Internet, etc”, completa o pró-reitor. O plantão também acontecerá no último dia de matrículas, 7 de fevereiro.

Programas e serviços – Após estudos e análises do perfil comportamental dos universitários, a Unifran decidiu que os programas de auxílio ao estudante deveriam começar antes mesmo de seu ingresso em uma Instituição de Ensino Superior, auxiliando-o na escolha de sua carreira profissional. Para atender todas essas demandas, foram criados vários programas:

Projeto Clube Escola: visa a aproximação do aluno do ensino médio ao ambiente universitário. Os estudantes participam de atividades no Campus da Unifran, onde assistem palestra sobre como escolher bem a profissão. Em seguida, monitores treinados acompanham os alunos em visitas aos vários laboratórios e clínicas da universidade, onde podem interagir com universitários, professores e pesquisadores, esclarecendo dúvidas sobre cada curso e as diversas carreiras profissionais existentes. Os estudantes podem ainda agendar visitas específicas para assistirem uma aula de determinado curso, experimentando, por um dia, a vida de universitário.

Feira de Profissões (Fepro): É o ápice do Projeto Clube Escola. Caracteriza-se por fazer com que o Campus da Unifran fique aberto e especialmente montado para receber toda a comunidade: alunos do ensino médio, pais ou professores. É o maior evento de profissões do interior de São Paulo. O objetivo é oferecer informações sobre os 46 cursos oferecidos pela Unifran, o mercado de trabalho e as áreas de atuação do profissional após sua formatura. A Fepro recebe anualmente mais de 15 mil alunos de 70 cidades atingindo um raio de 200 km de Franca.

Trote Cidadão / Recepção de Alunos: atividades para receber o aluno que acaba de ingressar na Unifran. Todas são de caráter recreativo e assistencial e substituem qualquer tipo de ação violenta ou vexatória. Geralmente, a universidade indica algumas entidades filantrópicas para receberem as doações que são feitas durante esse período. Os alunos, calouros e veteranos participam de atividades em creches, asilos, casas de saúde, praças públicas e escolas trazendo momentos de alegria e solidariedade. Em 2003, recebeu o prêmio da Fundação Educar DPaschoal pelo Projeto Trote Cidadão.

Convênio de Bolsas de Estudo: procurando estar em sintonia com as necessidades dos alunos, além do apoio vocacional, existe uma dificuldade para muitos estudantes de arcar com as despesas de mensalidades, moradia e alimentação. Assim, através de parcerias com órgãos públicos e privados, a Unifran assinou diversos convênios de bolsas de estudo, beneficiando atualmente mais de 2.500 alunos. Além do Programa Universidade para Todos (PROUNI), Projeto Escola da Família e Financiamento Estudantil (FIES), foram assinados convênios de bolsas de estudo com 35 cidades da região em que a Unifran concede desconto na mensalidade do aluno e, em contrapartida, a Prefeitura ou Associação de Estudantes oferece algum tipo de incentivo como pagamento de parte da mensalidade ou auxílio para transporte.

Núcleo de Orientação Vocacional: serviço gratuito de orientação vocacional oferecido aos alunos do ensino médio para ajudá-los na escolha da carreira e aos universitários que estão com dúvida sobre a escolha que fizeram. Com duração aproximada de 2 meses, é realizado em parceria com o curso de Psicologia, atendendo 350 alunos por ano.
Plantão Psicológico: serviço que atende o aluno que sinta qualquer tipo de conflito ou desconforto emocional, capaz de comprometer seu aprendizado. Apesar de não ser uma terapia, o serviço é indicado em situações de “emergências emocionais” nas quais são necessárias medidas rápidas. Após entrevista com psicólogo, o aluno é encaminhado para o procedimento mais adequado, que pode ser desde uma orientação até a indicação terapêutica. Todo atendimento é sigiloso e o aluno poderá procurar o serviço quando perceber indícios de depressão, culpa, ansiedade, vícios, conflitos, dúvidas ou qualquer outro sentimento que possa atrapalhar sua vida social, acadêmica e familiar.

Ambulatório Médico: setor que atende casos de urgência e emergência de alunos e demais pessoas que estiverem no Campus. Foi criado em 2002, quando foi identificada a necessidade de disciplinar o atendimento a alunos com problemas de saúde. O Ambulatório Médico, que fica no Bloco Vermelho, em frente à Praça de Alimentação, é formado por equipe de médicos, enfermeiras e auxiliares de enfermagem. Havendo necessidade de atendimento hospitalar, uma UTI Móvel leva o paciente para hospitais de Franca.

Atendimento ao aluno: A Unifran está pronta para receber alunos, pais, professores ou a comunidade em geral. Além dos serviços e programas conta com um departamento que funciona como instância recursal, analisando casos envolvendo problemas acadêmicos e/ou financeiros de alunos com os setores competentes. O atendimento ocorre no Bloco Preto de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h45, das 13h às 17h30 e das 19h às 22h30 – Telefone (16) 3711-8889 ou e-mail: apoio@unifran.br.

OUTROS SERVIÇOS AOS ALUNOS

– REPROGRAFIA
cópias de documentos, apostilas e impressos em geral;
Bloco Preto

– AGÊNCIA DE CORREIOS
envio de correspondências (carta simples, Sedex, Sedex 10, etc);
Bloco Preto

– PAPELARIA
diversos produtos úteis e relacionados a atividades acadêmicas;
Bloco Preto

– AGÊNCIA BANCÁRIA
Banco Bradesco – Bloco Vermelho – ao lado da Praça de Alimentação;
Caixa Eletrônico do Banco do Brasil – Bloco Azul;
Caixa Eletrônico do Banco Bradesco – Bloco Bordô;

– AMBULATÓRIO MÉDICO
para atendimentos de urgência e emergência. Caso seja necessário atendimento hospitalar, o aluno será encaminhado para qualquer um dos hospitais de Franca, através de UTI’s Móveis;
Bloco Vermelho – em frente a Praça de Alimentação

– FARMÁCIA
farmácia completa que comercializa remédios e produtos de perfumaria;
Próximo ao Ginásio Esportivo

– PRAÇA DE ALIMENTAÇÃO
restaurantes self service, pratos prontos, lanchonetes e sorveteria;
Bloco Vermelho
Bloco Azul
Bloco Prata

– SERVIÇOS DE SAÚDE
LABORATÓRIO DE ANÁLISES CLÍNICAS
CLÍNICA DE ODONTOLOGIA
CLÍNICA DE FISIOTERAPIA
CLÍNICA DE PSICOLOGIA
CLÍNICA DE FONOAUDIOLOGIA
Realizam diversos procedimentos com preços especiais para alunos da Unifran. Maiores informações, consulte diretamente nas clínicas.

– ACADEMIA DE GINÁSTICA
Funcionando em diversos horários, a academia atende alunos e a comunidade em geral, com preços especiais para alunos da Unifran;
Centro Esportivo

– HIDROGINÁSTICA
Realiza aulas de hidroginástica em piscinas aquecidas, com preços especiais para alunos da Unifran;
Centro Esportivo

– NATAÇÃO
Realiza aulas de natação em piscina aquecida e registrada na Federação Paulista de Natação, com preços especiais para alunos da Unifran.
Centro Esportivo

– CURSOS DE LÍNGUAS
Mantém duas escolas de línguas no Campus – CCAA e Know How
Cursos de Inglês e Espanhol
Descontos especiais para alunos da Unifran
Bloco Bordô

– SERVIÇO DE TRADUÇÃO DE TEXTOS
Descontos especiais para alunos da Unifran.
Bloco Bordô.

– ASSISTÊNCIA JURÍDICA COMUNITÁRIA
Atendimento à comunidade e alunos da Unifran;
Bloco Azul.

– BIBLIOTECA
Empréstimos de livros.
Consulta a livros, revistas e periódicos
Bloco Branco.

– CDI – CENTRO DISCENTE DE INFORMÁTICA
Acesso gratuito à Internet.
Acesso a computadores para realização de trabalhos acadêmicos.
Realiza cursos de extensão na área de informática (básica e específica).
Serviço de impressão com preços especiais para alunos da Unifran.
Bloco Amarelo

– RÁDIO UNIVERSIDADE FM – 101,7MHz
www.radiounifran.com.br (ouça ao vivo)

– PORTAL UNIVERSIDADE DE FRANCA
www.unifran.br

– HOSPITAL VETERINÁRIO
Realiza consultas em animais domésticos com preços especiais para alunos da Unifran.
Outros procedimentos são realizados com descontos.

– SETOR DE ACHADOS E PERDIDOS
Empresa de Vigilância SUDESTE
Fundos da Praça de Alimentação – Bloco Vermelho

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (16)3711-8775.