UNIFRAN em Cuba: docente e doutoranda participam de congresso de educação superior

February 2018

A pesquisadora do Programa Dra. Glória Lúcia Alves Figueiredo e a doutoranda Gisélia Gonçalves de Castro participaram, de 12 a 16/02, do 11º Congresso Internacional de Educação Superior, promovido pelo Ministério da Educação Superior e pela Universidade de Havana, em Cuba, para debater a reformulação do ensino superior de modo a atender a Agenda 2030 da ONU para o desenvolvimento sustentável.

Foram apresentados dois trabalhos (oral e pôster) sobre o ensino médico e  a inclusão escolar. Eles foram elaborados em parceria com a docente Maíra Touso (doutoranda do Programa de Pós-graduação Promoção de Saúde) e a acadêmica de medicina Ana Beatriz Marangoni. A pesquisadora também coordenou uma mesa de debate com a temática: Gestão universitária para Promoção da Saúde. Ela nos relatou que foi possível internacionalizar as experiências e contribuições do Programa, que é multiprofissional e trabalha de modo interdisciplinar com o conceito da Promoção da Saúde.

Congressistas de vários países presentes manifestaram que apesar da interdisciplinaridade para produção de conhecimentos ainda ser um desafio, o PPG Promoção de Saúde da Unifran está na vanguarda. O Programa mantém um convênio de colaboração científica com a Universidade de Havana – Cuba.

Apresentação oral da doutoranda Gisélia.

Profa. Glória e a doutoranda Gisélia Castro.

Profa. Dra. Glória L. A. Figueiredo.

Mesa de debate com a Profa. Glória e a Profa. Dulce Milagros.