UNIFRAN desenvolve projeto de Cursinho Popular para Franca e região

July 2019

A Universidade de Franca – UNIFRAN, desenvolve o 1º Projeto UNIFRAN UniTodos, um Cursinho Popular gratuito e que tem como foco atender jovens e adultos que pretendem usar a pontuação do ENEM para iniciar ou retornar aos estudos.

De acordo com um estudo realizado em 2017 pelo UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância), um dos problemas educacionais no Brasil é a distorção idade-série, na qual pelo menos 7 milhões de estudantes possuem dois ou mais anos de atraso escolar, sendo o Ensino Médio a etapa que concentra o maior contingente de alunos nessa situação.

O estudo realizou o cruzamento de raça, gênero, regiões de domicílio, deficiências e outros marcadores sociais, reunidos no Censo Escolar do INEP/MEC de 2017 e concluiu que, os mais atingidos pelo atraso escolar são adolescentes das camadas mais vulneráveis da população e com privação dos direitos sociais.

Nesse contexto, a UNIFRAN tem como objetivo oferecer aos adolescentes, jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social a oportunidade de realizar um cursinho preparatório para o ENEM, de forma gratuita e amplamente voltado as suas necessidades de aprendizagem e às exigências do exame.

“As aulas, propostas incialmente aos sábados no período da tarde, tem como objetivo oferecer orientações e revisar conteúdo específicos exigidos no ENEM, em busca de melhoria no desempenho dos participantes no exame. Dessa forma, conseguiremos proporcionar chances de ingressos em cursos superiores do sistema público e a porta de entrada com descontos e bolsas no Ensino Superior privado, como exemplo na própria UNIFRAN”, foi o que comentou a Profa. Doutora Regina de Souza Beretta, Coordenadora Geral do Projeto.

As disciplinas programadas para o projeto serão baseadas nas provas do ENEM, na qual serão oferecidas as atividades referentes as matérias de Biologia, Química e Física, que contemplam a área de Ciências da Natureza, História, Geografia, Filosofia e Sociologia, da área de Ciências Humanas, Matemática e as disciplinas da área de Linguagens, sendo elas: Português, Literatura, Língua Estrangeira (Espanhol/Inglês), Artes, Tecnologias da Informação e Comunicação. Além de dicas e orientações para a produção da redação.

A equipe é coordenada pela Profa. Dra. Regina de Souza Beretta, Coordenadora Geral do Projeto, pela Profa. Dra. Marília Giselda Rodrigues, Coordenadora Pedagógica do Curso Preparatório e possui atuação de docentes voluntários do curso de pós-graduação, discentes bolsistas do Mestrado e Doutorado e alunos voluntários de graduação.

A pré-inscrição pode ser realizada até o dia 28 de julho exclusivamente por este link.

Entre os dias 1º e 15 de agosto, os interessados receberão um e-mail, o qual deverão responder preenchendo um formulário com dados socioeconômicos e informações pessoais. Com o formulário preenchido, os interessados irão passar por uma fase de seleção, na qual apenas 200 candidatos serão convocados para as entrevistas presenciais, que serão realizadas pelos alunos do curso de Serviço Social, supervisionados pela Coordenadora do Projeto, Professora Regina Beretta. A última etapa, contará com a seleção dos 50 candidatos que irão participar da primeira edição do cursinho popular da UNIFRAN.