Uma fábula sobre criatividade e superação para todas as idades

November 2016

A jornada de uma pesada ema em busca da realização de seu sonho de infância: voar. Esse é o argumento do novo livro do escritor e ilustrador Cordeiro de Sá, que também é professor de Gestão nos cursos de Design, Moda, Publicidade e Propaganda da UNIFRAN. A obra, no formato de uma fábula, é um convite para leitores de todas as idades refletirem sobre criatividade e superação.

Durante a história, contada ao longo de 20 páginas coloridas, a protagonista reage às mudanças do ambiente e encontra personagens que simbolizam bloqueios ou potências dos processos criativos. “Muitas pessoas se julgam incapazes de ser criativas e abandonam seus objetivos em troca do conformismo. Isso é triste demais. Criar esse livro foi a forma que encontrei de estimular a prática dessa discussão, seja em casa ou na sala de aula”, explica Sá.

Para Adriana Silva, do Instituto Paulista de Cidades Criativas e Identidades Culturais (IPCCIC), “a ema é um personagem que dialoga com públicos diferentes, de maneira divertida e profunda, dependendo do olhar de cada leitor, ao sugerir reflexões sem perder seu encanto”. Ao comentar o livro, Marcelo Tramontano, do Nomads USP, destacou que “contar e recontar a história singela da ema e do seu sonho soa, no tempo presente, como uma ação de resistência e libertação”.

O projeto foi viabilizado por uma campanha de financiamento coletivo na internet, ao final da qual foram arrecadados mais de R$13,5 mil, destinados por mais de 200 apoiadores e um patrocinador (a escola Bauhaus de Ribeirão Preto, um dos polos de EAD da UNIFRAN). Com o sucesso da campanha, o texto do livro pôde ser traduzido para inglês e espanhol e foram produzidos dedoches e bonecos dos personagens. Tudo planejado, de acordo com o autor, para ampliar as possibilidades de uso pedagógico do conjunto.

Na opinião de Ricardo Young, ex-presidente do Instituto Ethos e da Associação Brasileira de Franchising (ABF), que prefaciou o livro, “a fábula da ema, na sua singeleza, mostra que laços de solidariedade e esperança são sempre possíveis a cada jornada e que, muitas vezes, os obstáculos não impedem, mas nos libertam para nossos sonhos”.

Para saber mais, fale direto com o autor: cordeirodesa@gmail.com