Sistema Braille no Brasil

September 2009

Neste ano, comemora-se o bicentenário do nascimento do francês Louis Braille (1809 – 1852), o criador do sistema Braille, um processo de escrita e leitura utilizado por pessoas cegas ou com baixa visão. Sistema baseado em 64 símbolos em relevo, resultantes da combinação de até seis pontos dispostos em duas colunas de três pontos cada. A leitura é feita da esquerda para a direita, ao toque de uma ou duas mãos ao mesmo tempo.

Louis Braille criou o código aos 16 anos. Ele perdeu a visão aos 3 anos. Um dos olhos foi perfurado por uma ferramenta na oficina do pai. O acidente acarretou em infecção grave, o que resultou em cegueira nos dois olhos.

O método está no Brasil desde 1854, quando D Pedro II fundou o Instituto dos Meninos Cegos, no Rio de Janeiro, atualmente Instituto Benjamin Constant. José Álvares de Azevedo, jovem cego que teve contato com o Braille em Paris, foi o responsável por trazer o sistema para o Brasil. Segundo a pesquisa "Retratos da Leitura no Brasil", de 2008, do Instituto Pró-Livro, 400 mil pessoas leem Braille no Brasil.