Simulação da ONU reúne estudantes na Unifran

April 2008

DSCN0409250.jpgAconteceu no último dia 2, no Teatro do Júri da Unifran, uma oficina do NESOI (Núcleo de Estudos de Simulação de Organismos Internacionais), do Curso de Relações Internacionais da Unesp/Franca. O evento contou com a presença de estudantes dos Cursos de História, Jornalismo, Administração e Direito da UNIFRAN. Mais de duzentas pessoas estiveram presentes, o que superou a expectativa dos organizadores.

A oficina foi uma prévia de como será o UN-SP — um modelo de simulações dos comitês da ONU —  e colocou em pauta a crise ocorrida este ano na América do Sul em decorrência da invasão do território equatoriano por tropas colombianas com a finalidade de atacar guerrilhas das FARC (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) instaladas no país.

O UN-SP ocorre anualmente desde 2005 e é considerado o maior do gênero no interior paulista, inclui estudantes de todos os cursos da UNESP e de outras universidades. A novidade deste ano é que estudantes de qualquer outro curso da UNIFRAN e de outras instituições de ensino superior poderão participar das delegações que representam os países.

O evento em agosto será composto por quatro comitês que terão como objetivo incentivar o debate de temas sociais, econômicos e culturais que ocupam o centro da agenda internacional. Entre os comitês selecionados até o momento estão: Conselho de segurança – Comitê de Crise (CS), Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), United Nations Framework Convention on Climate Change (UNFCCC) e Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Para se inscrever e obter mais informações entrar em contato pelo e-mail unsp2008@yahoo.com.br.