Simpósio de Psicologia – 20 anos de Psicologia na Unifran

April 2008

psicologia_250.jpg

veja galeria de fotos

1988 a 2008 – 20 anos de Psicologia na Unifran – História e Compromisso com a Sociedade.

A Unifran promoveu dos dias 5 a 7 de maio, no Teatro Central, o "Simpósio de Psicologia". O evento foi em comemoração aos 20 anos do curso de Psicologia da Universidade e traz o lema "História e Compromisso com a Sociedade".

No dia 5, às 8h30, aconteceu a abertura do evento com a apresentação musical de Cláudio Nazaré, da escola Artmúsica. Na seqüência a história do Curso foi apresentada em vídeo. Fechou a manhã uma mesa-redonda com professores da primeira turma do curso, que farão um perfil do seu desenvolvimento nesses 20 anos.

A tarde, houve discussão de filmes e foram propostas oficinas para a interatividade dos participantes, momentos destinados para o repensar do Cinema relacionando-o à Psicologia e ao autoconhecimento, através de vivências. Às 20h, além da reapresentação da história do curso em vídeo, Rosalina Carvalho da Silva, Professora Doutora do Mestrado em Promoção de Saúde da Universidade de Franca, comentou o vídeo incitando discussões sobre o tema.

No dia 6, a bateria de atividades durante o Simpósio recomeçou às 8h30 com mesa-redonda com os psicólogos Paula Antolin Morikoshi M. Vieira, Rena Dornelas Medeiros Lutfala e Roberta Gonçalves Alves (ex-alunos) que atuam em serviços públicos de Saúde. Essa atividade foi coordenada pela Professora Márcia Simei Zavonello. Às 14h, a programação reservou mais oficinas e discussão de filmes. Encerrou-se o dia, às 20h, com uma mesa-redonda coordenada pela Professora Elizabeth Espósito Freixes, Ana Paula Barbosa Indiano de Oliveira, Rosângela Baldini Silva e Luciene Vieira Martins, psicólogas que atuam na área de Psicologia Organizacional.
No último dia, às 8h30, a abertura musical ficou a cargo de Simone Vioto Monteiro. Na seqüência, Gisele Balan Raimundo Cheade, Flávio Indiano de Oliveira e Simone Vioto Monteiro, ex-alunos e hoje profissionais da psicologia encabeçaram a mesa-redonda sobre a área de atuação profissional Clínica, coordenada pela Professora Irma Helena Benate Bonfim. Às 14h, tem apresentação do Grupo de Vivência com Marina Borges Silveira (UNIP-Ribeirão Preto e ex-Professora da Unifran), Cléria Bittar Bueno e Teresa Cristina Imada (ex-alunas e Professoras do Curso de Psicologia da Unifran). Fechando o Simpósio, Ana Cristina Nassif Soares (UNESP-Franca), Arnaldo Nicolela Filho (Pró-Reitor Adjunto de Ensino da Unifran) e Valéria Barbieri (USP-Ribeirão Preto), ex-professores do curso de Psicologia da Unifran, realizaram uma mesa-redonda para encerramento do Evento.

Durante os dias do evento também aconteceu a exposição de fotos "Janelas…ventanas – um passeio pela Europa latina", da professora Cléria Bittar Bueno.

Esse ano, o evento contou com participação em massa de alunos. "Foi realmente um divisor de águas", finaliza a professora Cléria Bittar Bueno.