Notícias

Sessão Nanook apresenta Narradores de Jave


16
August 2006

 

nanook250.gifNesta quarta-feira (30), o Núcleo de Estudos em Comunicação Política e Cultura (NCPC) da Unifran realizará, às 14h, no Bloco Branco – Sala 602, a Sessão Nanook, com o filme Narradores de Javé, de Eliane Caffé.Após o filme haverá um debate com os professores Marcos Alves de Souza (Coordenador do Curso de História e Profº da Comunicação Social) e Maria Madalena Borges Gutierre (Profª de Letras).

Somente uma ameaça à própria existência pode mudar a rotina dos habitantes do pequeno vilarejo de Javé. É aí que eles se deparam com o anúncio de que a cidade pode desaparecer sob as águas de uma enorme usina hidrelétrica. Em resposta à notícia devastadora, a comunidade adota uma ousada estratégia: decide preparar um documento contando todos os grandes acontecimentos heróicos de sua história, para que Javé possa escapar da destruição. Como a maioria dos moradores são analfabetos, a primeira tarefa é encontrar alguém que possa escrever as histórias. “Narradores de Javé”, campeão dos Festivais do Rio de Janeiro e de Recife. O filme retrata a história de um pequeno vilarejo chamado Javé que sofre o medo de ser inundado pelas águas de uma enorme usina hidrelétrica. Como forma de proteger-se dessa ameaça, os moradores decidem escrever sobre os grandes acontecimentos

A Sessão Nanook acontece a cada 15 dias e seu formato é um cine-debate, ou seja, é transmitido um filme e em seguida dois profissionais relacionados a área abordada no filme faz um debate sobre o tema. A Sessão é aberta à toda comunidade.

 

Calendário:

14/09: Peões (Eduardo Coutinho)

28/09: Cidadão Kane (Orson Welles)

05/10: Quase Dois Irmãos (Lúcia Murat)

19/10: Cronicamente Inviável (Sérgio Bianchi)

09/11: quanto Vale ou é Por Quilo (Sérgio Bianchi)

23/11: Falcão (MV Bill, Celso Athayde)